Chá das folhas de coffea arabica (café) para cólicas

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde, Sementes

Que o café é a bebida mais consumida do mundo, depois da água, isso todo mundo sabe. Além disso, é de conhecimento de todos os benefícios que ele provoca no organismo, como aumentar a concentração, estimular o corpo e fomentar a aptidão física.

Mas, o que poucas pessoas sabem é que os benefícios desta planta não se resumem aos grãos que produzem o café. Isto porque, as folhas do cafeeiro também possuem propriedades benéficas para o corpo, que vão desde o tratamento de cólicas até a eliminação do cansaço.

Propriedades e benefícios das folhas do cafeeiro

Chá das folhas de coffea arabica (café) para cólicas

Foto: depositphotos

  • Analgésica;
  • Antidepressiva;
  • Digestiva;
  • Estimulante;
  • Revigorante;
  • Tônica.

Diante destas propriedades medicinais, as folhas do cafeeiro são benéficas para o organismo pois conseguem tratar problemas relacionados ao sistema respiratório, como bronquite e asma.

Também são indicadas para estimular o corpo e dar força ao organismo, pois desta forma o paciente consegue vencer a fadiga e até mesmo o cansaço mental.

No caso do sistema digestivo, o cafeeiro também age de forma a neutralizar alguns problemas. Por exemplo, a diarreia, que pode ser combatida com o uso das folhas da planta de forma correta. Além disso, este elemento natural é aliado da saúde das mulheres, pois o chá feito com essas folhas pode contribuir para eliminar as cólicas menstruais.

Como fazer o chá desta planta?

Use duas colheres (de sopa) das folhas do cafeeiro em uma xícara de água. Coloque todos os ingredientes no fogo e espere ferver, assim que entrar em ebulição deixe a receita ficar no fogo durante cinco minutos. Após o tempo determinado, desligue o fogo, tampe a panela e espere por mais cinco minutos o chá fazer o processo de infusão.

Em seguida, coe o chá e sirva. A dica é ingerir até duas xícaras por dia e evitar os períodos noturnos, para que o tratamento não atrapalhe as noites de sono.

Vale ressaltar também, que esta bebida não deve ser consumida com a adição de açúcar, mel ou qualquer outro produto que adoce.

Contraindicações e recomendações gerais

Esta bebida, apesar de natural, tem suas contraindicações. Por isso, seu consumo não é indicado para quem possui gastrite, insônia, taquicardia, taquiarritmias e agitação psicomotora. Não deve ser ingerido também por quem está grávida, amamentando ou para quem possui úlcera péptica. Crianças muito pequenas, com menos de 10 anos, não devem beber deste chá.

Além destas contraindicações, quando trata-se do cafeeiro, é importante ter por perto o acompanhamento do médico especialista.

Isto porque, o excesso ou a utilização inapropriada deste chá pode provocar efeitos colaterais no corpo que incluem irritação das vias urinárias e das mucosas do estômago. O uso incorreto também pode desenvolver insônia e palpitações.