Chá das folhas de manga – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Frutas, Plantas

Além de produzir uma fruta muito saborosa, a planta conhecida cientificamente como Mangifera indica, pode ser usada também para produzir um chá com inúmeros benefícios quando usada como erva medicinal. Com porte elevado, a planta da família das anacardiaceae tem uma copa frondosa, e isso impede que outras plantas surjam e se desenvolvam ao seu redor. Com pequenas flores, a árvore produz um fruto que possui polpa suculenta e suave com variedades que podem ser de diversas cores, fibrosas ou não.

Originária da índia, a planta pode ter suas folhas colhidas em qualquer época do ano, mas o fruto deve ser colhido maduro. A planta se desenvolve bem em regiões com clima quente e úmido com períodos secos.

Propriedades e benefícios

O chá, além de trazer um sabor suave e refrescante possui propriedades medicinais que proporcionam melhorias em quadros de febre, doenças gastrintestinais, estomatite, tuberculose, gengivite e verminose. Além disso, de acordo com pesquisas que foram realizadas com pacientes contaminados com HIV, pode-se concluir que o chá proporciona o aumento do peso e a diminuição do conteúdo viral durante a terapia.

Chá das folhas de manga - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Com ação antioxidante, o chá da manga combate o envelhecimento precoce e a formação de células cancerígenas. Seu uso pode ser feito para auxiliar no tratamento contra o câncer, sendo mais eficaz em casos de câncer de mama e do cólon. O chá pode ser usado ainda para tratamento de bronquite, asma, tosse e afecções pulmonares.

Como preparar o chá?

O chá pode ser usado para obter os benefícios da fruta. É útil para aqueles que não gostam da fruta ou apresentam dificuldades digestivas após o consumo.

Para preparar o chá, você vai precisar de 1 litro de água e 1 colher de sopa das folhas de mangueira secas. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Aguarde até que a água alcance o ponto de fervura e então desligue o fogo. Adicione ao recipiente com a água as folhas de mangueira e tampe, deixando abafado por um período de aproximadamente dez minutos. A dose indicada do chá é de duas a três xícaras por dia.

Como usar as folhas para preparar o chá?

As folhas podem ser colhidas em qualquer época do ano, e devem ser secas ao sol em um loca ventilado e livre da umidade. Armazene em sacos de pano ou de papel para a preparação do chá.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações nas literaturas consultadas.