Chá das sementes de girassol – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Sementes

As sementes de girassol possuem benefícios para a saúde, são extremamente nutritivas e podem auxiliar inclusive no processo de emagrecimento. Elas podem ser usadas para o preparo do chá, torradas como aperitivos ou, ainda, podem ser usadas para extrair o óleo, que vem a ser usado no preparo de alimentos e nos cremes de hidratação. Confira os benefícios e aprenda a fazer o chá das sementes.

Chá das sementes de girassol - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

Ricas em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas (ômega 6 e ômega 9), consideradas as gorduras saudáveis e essenciais, as sementes de girassol são uma excelente fonte de energia, já que também são ricas em ácidos graxos essenciais. São responsáveis ainda por promover a saúde cardiovascular, sendo eficazes na prevenção de doenças como derrame e infarto.

A presença de vitamina B em grande quantidade faz com que a semente possua muitos benefícios ainda para o bem estar psicológico, além da vitamina B1 que ajuda a manter o cérebro alerta mesmo em situações de estresse. As gorduras poli-insaturadas atuam na redução do colesterol ruim, além de agirem como antioxidantes que são essenciais para a formação e recuperação muscular.

A vitamina E, também abundante na semente de girassol, é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce. Os fitoesteróides, compostos que possuem estrutura química semelhante ao colesterol bom, ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim, além de aumentar a resposta imunológica e diminuir o risco de contrair alguns tipos de cancro.

O consumo regular das sementes estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos de forma a controlar a pressão arterial. Por ser rica em magnésio, a semente do girassol ajuda ainda a combater a dor muscular, fadiga, câimbra e enxaqueca, pois essas podem ser causadas pela deficiência do mineral no organismo.

Chá de sementes de girassol

Uma forma de aproveitar os benefícios das sementes de girassol, é por meio de seu chá. Para o preparo, você vai precisar de duas colheres de sopa de girassol torradas e um litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as sementes e leve ao fogo, deixando ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e tampe, aguardando amornar. Em seguida coe e consuma até quatro xícaras no decorrer do dia.

Óleo de girassol e seus benefícios

O óleo feito com as sementes de girassol pode ser uma boa opção para quem procura emagrecer e está de dieta. Isso acontece porque ele é capaz de inibir a enzima LPL, que é responsável pela transferência da gordura circulante no sangue para as células adiposas, obrigando o organismo a utilizar o estoque de energia existente como fonte principal.

Além disso, o óleo pode ser usado para trazer mais saúde para a pele, sendo muito usado em hidratantes para peles sensíveis de crianças e bebês, além de massagens. Pode ser aplicado na pele e nos cabelos na forma de óleo essencial.