Chá de abrótano para amenizar dores no estômago

Por Débora Silva em Doenças, Plantas, Saúde

O abrótano, de nome científico Artemisia abrotanum, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente conhecida como abrótano-macho, abrótega, abrótiga, alfacinha-do-rio, losna ou aurónia.

Originário da Europa meridional e da Ásia Maior, o abrotáno é uma planta aromática que possui flores amarelas e pequenas folhas de coloração verde-cinza.

Devido às suas propriedades medicinais, esta planta, pertencente à família das Asteraceae, é consumida sob a forma de chá para tratar problemas de estômago.

Propriedades e benefícios do chá de abrótano

Chá de abrótano para amenizar dores no estômago

Foto: depositphotos

As propriedades do chá de abrótano incluem a sua ação estimulante, vermífuga, carminativa, diurética, reguladora do ciclo menstrual e tônica. Pode ser utilizada para o tratamento de diversos problemas de saúde, como dores de estômago, asma, má digestão, frieira, tuberculose, distúrbios menstruais, dispneia, ascite e enfermidades nervosas.

Atualmente, o abrótano não é muito utilizado na medicina fitoterápica, porém, na Alemanha ainda é usado em forma de cataplasma para tratar feridas e outras condições da pele, como queimaduras leves.

Quando misturada com outras ervas, o abrótano auxilia no combate à insônia. Além dos benefícios citados, a infusão das folhas desta planta funciona ainda como um repelente natural de insetos.

Mas os benefícios do abrótano não param por aí! A planta ainda atua com antisséptico e é capaz de matar vermes intestinais.

Como preparar o chá de abrótano?

Para aproveitar os benefícios do abrótano, basta preparar um chá com as suas folhas. Confira a receita a seguir:

Ingredientes

  • 2 colheres (de café) das folhas secas de abrótano;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

1) Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo até começar a ferver;
2) Adicione as folhas da planta em uma xícara e, em seguida, despeje a água fervente por cima;
3) Mantenha o recipiente tampado por alguns minutos, espere amornar, coe e beba.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais relacionadas com o uso do chá de abrótano nas literaturas consultadas. Entretanto, é importante lembrar que os princípios ativos de uma planta podem causar reações adversas e todo tratamento, inclusive o natural, deve ser indicado e acompanhado por um especialista. Apenas um médico é capaz de dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o seu caso.