Chá de acácia – Benefícios e propriedades

Por Beatriz Helena Cano em Plantas

Nativa da África do Sul, a acácia, também conhecida popularmente como angico, combate problemas de origem dermatológica e ajuda, principalmente, com a cura rápida de machucados. Um dos modos de usar as propriedades dessa planta é lavando o local lesionado. E mais: além de desinfetar, previne inflamações e auxilia na cicatrização.

Planta acácia

Foto: Reprodução

Seu nome científico é Acacia horrorida, suas folhas são pequenas e as cores variam desde o verde até o amarelo. O nome também é usado para se referir a plantas leguminosas, como a família do feijão, por exemplo. Mas apenas os gêneros Senegalia e Vachellia foram encontrados no Brasil.

As propriedades da acácia são várias, elas incluem: taninos, mucilagem, saponinas e corante.

Benefícios da acácia

A acácia combate, principalmente, uma bactéria chamada Strepto coccus faecalis, que pode se alojar no trato do gastrointestinal e é extremamente prejudicial à saúde.

Além disso, ela também combate a falta de apetite e auxilia, principalmente, pessoas que sofrem com doenças respiratórias – como sinusite ou rinite devido ao fato de possuir as vitaminas necessárias para combater as bactérias e inflamações causadas pelos vírus e fungos.

Quando se está passando por épocas constantes de virose, que costumam ser comuns no Inverno, recomenda-se tomar uma xícara de chá de acácia, pois ela estimula o sistema imunológico e fortalece o organismo. Porém em pessoas que já se encontram com os sintomas, ela ajuda a combater as bactérias, a falta de apetite e a indisposição.

Suas compressas ajudam a cicatrizar cortes profundos e limpam machucados, desinfetando-os. Mas ela também pode ser usada como um hidratante natural. Deixe em cima do local desejado durante 10 minutos, depois lave normalmente – a pele ficará mais limpa e mais lisa – isto porque a planta também remove impurezas da pele e as camadas mortas, permitindo uma reconstrução da derme.

Como encontrar?

A acácia pode ser encontrada em cascas, tintura e também em pó. Para compra-la, procure em mercados, lojas naturais e em farmácias de manipulação. Solicite que a planta já venha pronta para o uso.

Contraindicações

O chá provoca alucinações e náuseas, e é indicado para melhoras imediatas. Deve ser consumido em pequenas quantidades, sendo no máximo uma xícara por dia. A mistura também é abortiva e deve ser evitada por mulheres grávidas ou que queiram engravidar. Seu consumo não é recomendado para crianças menores de 12 anos e idosos. Antes de começar o tratamento, um médico deverá ser consultado.

Como fazer compressas de acácia?

Em um copo com água de 500 ml coloque 20 ml de tintura da casca. Pressione o pano e aplique no local desejado.

Como fazer chá de acácia?

Em um bule com água já fervente, coloque 1 colher de chá de cascas de acácia e deixe por mais 5 minutos. Coe e adoce com mel ou açúcar.