Chá de açafrão – Benefícios e propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

Com o nome científico de Crocus sativus, o açafrão é uma planta da qual você provavelmente já ouviu falar. Pode ser popularmente conhecido em algumas regiões como açaflor, açafrão da Índia ou açafrão verdadeiro. Trata-se de uma planta pertencente à mesma família do gengibre, cuja origem vem da Índia, onde era utilizado como ingrediente no preparo de diversos pratos em forma de tempero ou corante. Essa cultura chegou ao Brasil e também é possível encontrar alguém que use o açafrão para dar um gosto especial à comida, mas será que essa é sua única utilidade? E o que faz do açafrão uma planta popular em tantos países?

Chá de açafrão - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades

Não raro, pode-se escutar dos mais antigos que o açafrão é o maior e melhor anti-inflamatório natural que existe. Age também como poderoso antifúngico; anticancerígeno; antibiótico; antiviral; antioxidante; antiespasmódico; estimulante e sedativo.

Benefícios e indicações

Pode ser difícil de acreditar que uma simples planta possa prevenir o aparecimento do câncer, ou auxiliar em seu tratamento, mas o açafrão realmente o faz. Isto acontece porque a planta é rica em poderosos antioxidantes, os quais agem no organismo de diversas maneiras, como retardar o envelhecimento; rejuvenescer o organismo; combater doenças cardiovasculares e sim, até mesmo prevenir contra o câncer e leucemia. E quando o indivíduo já é portador da doença, o consumo regular de açafrão – sempre com o devido acompanhamento médico – impede que o câncer se espalhe para o restante do organismo e aumenta grandemente a possibilidade de sucesso da quimioterapia.

Comumente o açafrão também é relacionado para auxiliar no combate contra problemas de pele, reduzindo o aparecimento de espinhas e acnes. Ainda, seu consumo previne o aparecimento do Mal de Alzheimer e auxilia no controle da diabetes, regulando o nível de açúcar no sangue.

Outro benefício do açafrão é que, após macerá-lo bem, basta aplicá-lo em lugares doloridos do corpo e ele progressivamente reduzirá a dor, até que ela desapareça.

Como preparar o chá?

O açafrão é uma planta que pode ser altamente tóxica ao organismo, se consumida em grandes doses ou sem o necessário acompanhamento. Assim, recomendamos que leve ao fogo 1l de água, com apenas 1g de açafrão, e deixe ferver por 05 minutos. Após este período, desligue o fogo, abafe e recipiente e aguarde o chá amornar. Então, com a temperatura ideal para consumo, o beba duas vezes por dia.