Chá de acariçoba – Propriedades e benefícios para memória

Por Débora Silva em Plantas

A acariçoba (Hydrocotyle bonariensis Lam.) é uma planta rasteira da família das Umbelíferas, também conhecida popularmente como erva-capitão, orelha-de-burro, para-sol e barbarosa. A planta possui folhas grandes e crespas, as suas flores são brancas ou amarelo-pálidas, pequenas e numerosas; os frutos são pequenos, com duas sementes no interior, em forma de cápsula chata. Normalmente, a planta cresce ao longo de todo o litoral, próximo de regiões alagadas, praias, dunas, terrenos sombrios e várzeas úmidas. É a espécie pioneira de restinga litorânea.

Acariçoba

Foto: Reprodução

Propriedades terapêuticas

A acariçoba possui propriedades antirreumática, emética, diurética, desobstruente do fígado e dos rins, purgativa, aperiente e anti-hidrópica.

Indicações

A acariçoba é um vasodilatador periférico e é indicado para perda de memória e dificuldade de guardar informações. Além disso, possui ação de diurético leve. No uso externo, usa-se a planta inteira cozida para curar sarnas e outras manchas da pele; no uso interno, usa-se apenas o cozimento de sua raiz, para casos de afecções do baço, fígado e intestino, diarreia, hidropisia, reumatismo e sífilis. A planta é também utilizada para o tratamento de erisipelas, escrófulas, sífilis, morfeia e afecções tuberculosas, além de ser indicada como auxiliar nos casos de distonia do sistema nervoso, estresses, estafas, irritabilidade e insônia.

Como utilizar a acariçoba?

A acariçoba pode ser utilizada nas formas de cápsula (pó da planta) e tintura (líquido). Para remover sardas, prepare o chá utilizando 50 gramas da planta para 1 litro de água. Após o preparo, friccione no local afetado.

Uso interno

: 250 gramas, em água ou leite, duas a três vezes ao dia.
Suco fresco: cinco folhas batidas no liquidificador com um copo de água ou leite, à noite ao deitar.

Uso externo

Decocção: 150 g do pó para quatro litros de água. Fazer banhos. É útil como cicatrizante.
Óleo medicado: Aplicação local duas a três vezes ao dia.

Cuidados

É contraindicado em mulheres gestantes. É necessário ter atenção com a quantidade, pois em doses elevadas pode causar cefaleias temporárias, tonturas, náuseas, dentre outros efeitos indesejados.