Chá de ágar-ágar

Por Agnes Rafaela em Outros

O ágar-ágar ou simplesmente ágar é um hidrocolóide extraído a partir de diversas espécies de algas marinhas vermelhas. É constituído por uma mistura heterogênea de dois polissacarídeos: agarose e agaropectina. Seu uso é feito há bastante tempo, acredita-se que por volta de 1650 começou-se no Japão, sendo largamente utilizado na alimentação oriental e cada vez mais se disseminando entre novos adeptos no mundo inteiro.

Chá de ágar-ágar

Foto: Reprodução

Possui inúmeras propriedades, servindo desde desintoxicante à hidratante da pele (evita rugas, deixa a pele lisa e macia). É livre de impurezas por ser retirado das profundezas do mar e é uma comida extremamente natural que cada vez mais têm ganhado popularidade. Na Espanha, para os chefes de cozinha já passou a ser um item básico e pelo Brasil está começando a se difundir no meio gastronômico.

A gelatina é obtida a partir do processo de fervura das algas vermelhas e os benefícios que ela pode trazer a saúde são inúmeros. A começar, seu consumo frequente é favorável ao bom funcionamento do intestino, devido a seus 94,8% de composição de fibras solúveis. Ainda acerca das fibras, o ágar proporciona sensação de saciedade com apenas uma mínima quantidade consumida, tirando a fome e ajudando a emagrecer (outro ponto positivo é que seu consumo evita as celulites e a flacidez pós emagrecimento).

E não deixa de ser uma interessante opção de alimento pois praticamente não tem calorias. É considerado um coringa na culinária, pois a gelatina produzida a partir do pó comercializado é dez vezes mais gelificante que as gelatinas convencionais, sem precisar ir à geladeira e sem derreter quando em temperatura ambiente, sendo perfeito para complementar pratos de sobremesas ou até mesmo pratos salgados.

O custo benefício do ágar-ágar também é considerável, pois apesar de ter um preço mais alto que o da gelatina convencional, ela rende muito mais. Um sachê de 100g rende em torno de 5,5 litros de gelatina, esse pacotinho pode ser achado em casas de produtos orientais ou até mesmo em alguns supermercados.

Como preparar seu chá

Uma das formas de consumir esta alga são os chás. As infusões à base de ágar-ágar carregam todos os poderes da alga. Veja uma simples receita a seguir:

Ingredientes:

– Uma colher de chá de ágar-ágar

– Um copo com água morna

Modo de fazer:

– Dissolver o pó na água morna e logo estará pronto.