Chá de ajuga: benefícios e propriedades

Por Robson Merieverton em Doenças, Plantas, Saúde

Com origem fixada na Ásia e Europa a planta ajuga, muito utilizada para substituir o grama em forrações, também tem lá seus benefícios para a saúde. Seus princípios ativos são baseados nas antocianinas, saponinas, sais orgânicos e taninos, usada para combater algumas doenças.

Sobre a planta

A ajuga pertence à família das Lamiaceae. Dependendo do local onde ela é encontra, pode ser identificada por outros nomes, a exemplo de ajugaíba, búgula, consolda média, erva de são Léo, erva de são-lourenço, erva férrea, jujuba, língua de boi.

cha-de-ajuga-beneficios-e-propriedades

Foto: Pixabay

Uma das suas maiores características são as flores roxas, que crescem em espiral ao redor de uma espiga. Entre elas, também podem ser identificadas folhas pequenas da mesma cor. Mas, nem sempre elas são dessa tonalidade. No fim do verão, por exemplo, as folhas mudam de cor, ficando verde escuras manchadas de violeta.

Propriedades medicinais

Devido a riqueza das suas propriedades, a planta pode ser utilizada por inteiro na forma de chás e compressas. Ela possui ação adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, carminativa, cicatrizante, colagoga, diurética, estomacal, febrífuga, hemostática, laxativa, sedativa e tônica.

Sendo assim, ela pode ser utilizada para tratar doenças como: amigdalite, articulações inflamadas, constipação intestinal, disfunções biliares, disfunções da circulação sanguínea, efeitos do excesso de bebidas alcoólicas. Somado a tudo isso ela também trata feridas, fístulas, gangrenas, hemorroidas e úlceras.

Como utilizar

A forma mais simples de utilizar a ajuga é através do preparo do chá. Porém, não é só dessa forma que ela pode ser usada. Para tratar feridas, desinfetando-as e tratando-as. Já em relação a raiz, ela é usada com mais atenção devido suas propriedades adstringentes.

Chá de ajuga

Para preparar o chá de ajuga você vai precisar de 200 ml de água e uma colher de sopa da planta triturada. Coloque a água para ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, adicione a planta triturada. Espere ferver por cinco minutos, desligue o fogo e deixe descasar por 10 minutos. Na sequência, é só coar e tomar.

Atenção

Devido a planta apresentar propriedades narcóticas, seu uso deve ser indicado pelo médico. Caso o uso ocorra em excesso, pode desencadear algumas reações inesperadas no corpo.