Chá de alcachofra tem benefícios contra anemia e diabetes

Chá de alcachofra tem benefícios contra anemia e diabetes

Foto: Reprodução

A alcachofra é uma planta cultivada no mundo todo, mas de origem europeia. Essa leguminosa é muito apreciada devido às seus poderes medicinais. No território brasileiro, a alcachofra é plantada em larga escala nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Existem várias maneiras para o consumo dessa planta, incluindo a sua infusão. Alguns dos nutrientes encontrados nela são as vitaminas A, B e C e também os minerais: cobre, enxofre, cálcio, iodo, potássio, sódio, zinco, manganês, ferro e fósforo.

Benefícios da alcachofra

  • Doenças no fígado obtém melhora com o consumo da alcachofra;
  • Diminui o colesterol ruim (LDL);
  • É um laxante natural que não irrita a mucosa dos intestinos;
  • Atua como um tônico digestivo;
  • Tem propriedades diuréticas, depurativas e estomáquicas;
  • Ajuda a combater as gorduras do organismo, logo, é emagrecedora;
  • As folhas da alcachofra conseguem reduzir a taxa de açúcar no sangue, dando maior controle à diabetes, à hipertensão e à anemia.

Como a alcachofra pode ser eficaz no processo de emagrecimento?

Emagrecer com a alcachofra é uma novidade excitante. Ela é rica em benefícios estimulantes que atuam na produção da bile (fluido produzido pelo fígado que ajuda a digerir as gorduras e evita a putrefação de alguns alimentos). Dessa forma, a digestão das gorduras fica mais eficiente e ainda há a diminuição do mau colesterol e as triglicérides. Como a alcachofra aumenta o volume da urina, mais toxinas são eliminadas. Portanto, a alcachofra é sim eficiente no emagrecimento e, mais importante, deixa o organismo mais saudável.

Receita do chá de alcachofra

Ingredientes:

Receita do chá de alcachofra

Foto: Reprodução

  • Folhas de alcachofra fatiadas
  • Água
  • Mel

Modo de preparar:

Coloque a uma xícara de água para ferver e adicione uma colher de sopa das folhas da alcachofra fatiadas. Deixe que ferva por mais cinco minutos, desligue o fogo e abafe a bebida para que ela apure bem por dez minutos. Coe o chá e beba uma xícara de duas a três vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições para obter seus benefícios.

Contraindicações

Existem algumas contraindicações para o uso da alcachofra em algumas pessoas. Quem possui alguma obstrução no ducto biliar (estruturas que carregam a bile) ou quem é propenso a desenvolver alergias não devem tomar o chá. Já as grávidas e lactantes também devem evitar essa bebida, pois pode levar à redução da secreção láctea. Pessoas que sofrem com problemas vesiculares e hepáticos não devem consumir o chá da alcachofra.