Chá de alcaçuz – Descubra os poderes desta bebida

Por Helena Silva em Plantas

O alcaçuz é uma leguminosa que tem grande potencial na medicina natural, conhecida popularmente por várias nomenclaturas diferentes como raiz doce, pau doce, salsa e regaliz. Tendo origem na Europa, o uso desta planta de forma medicinal é um dos mais antigos registrados, chegando até a ter sido relatado pelos egípcios antigos em seus papiros. Pode ser encontrada em locais pedregosos, secos ou arenosos e, dependendo da localidade, suas espécies são encontradas de forma variada.

Chá de alcaçuz - Descubra os poderes desta bebida

Foto: Reprodução

Suas raízes são adocicadas, podendo ser amplamente utilizadas em xaropes ou para fins culinários diversos. São tão agradavelmente doces, que um pedaço pequeno, do tamanho de uma borracha de lápis, é capaz de adoçar uma bebida inteira. As mesmas também são ricas em glicirrizina.

Sua composição química compreende uma vasta gama de propriedades, servindo para diversos fatores e casos diferentes. Já foi comprovado por diversos estudos que o alcaçuz consegue ser eficaz em questões de fígado, problemas supra-renais, desequilíbrios hormonais e úlceras.

Há também algumas pesquisas que procuram investigar a eficácia do óleo de alcaçuz no emagrecimento.

Alcaçuz e suas propriedade

Anti-inflamatória, diurética, anti-espasmódica, antimicrobiana, expectorante, mucolítica, antitússico, anti-viral, antioxidante, antitóxica, antiseptica, tônica e anti-fúngica, laxante.

Quando é indicado…

Em casos de tosse seca ou tosse com catarro, gastrite, úlcera gástrica, bronquite, dermatite, gripe, problemas de pele, viroses, mau hálito, limpeza do organismo, asma, alergia, bronquite, diabete, hepatite, difteria, tétano e desequilíbrios hormonais. Age também contra a infertilidade.

Cuidado em caso de…

Evite o uso do alcaçuz se estiver em período de gestação ou lactação. Não ministrar o alcaçuz em crianças ou em pessoas portadoras de anemia, glaucoma ou hipertensão. Se o paciente em questão estiver fazendo uso de medicamentos contraceptivos ou repositores hormonais também deve suspender o uso.

Em hipótese alguma ingira o chá em excesso. Efeitos colaterais como dor de cabeça, retenção de líquidos, dor abdominal, insuficiência respiratória, concentração de potássio no organismo e hipertensão podem surgir.

Chá de alcaçuz

Para produção do chá utilize as suas raízes se for utilizá-lo em caso de cataplasma. Se pretende ingeri-lo ou tratar mau hálito, use suas folhas.

Receita:

Ferva um litro de água com 30 gramas de alcaçuz adicionados. Deixe no fogo por dez minutos. Desligue após o término do período e abafe a mistura por mais dez minutos. Coe em seguida e beba o chá.

Ingira uma xícara do chá em jejum e outras duas após as principais refeições, almoço e jantar.