Chá de alfafa ajuda a tratar doença cardíaca

Por Robson Merieverton em Saúde, Vegetais

Dependendo da sua necessidade, sobretudo no que se relaciona a encontrar tratamento e cura para algumas doenças, muitos chás podem ser indicados. Além do mais, eles também podem auxiliar em alguns processos que visam o bem-estar. Tudo isso define bem as propriedades que a alfafa apresenta para a saúde humana.

Sobre a alfafa

A alfafa é uma planta pertencente a família das Fabaceae. Ela também é conhecida como luzerna, alfafa-de-flor-roxa, alfafa-verdadeira, melga-dos-prados.

Um dos usos mais recorrentes da alfafa é no preparo de alguns pratos, já que é dotada de sabor e altamente nutritiva. Ela contém níveis apreciáveis de proteínas, cálcio, magnésio, vitaminas C, E e K, e betacaroteno.

Chá de Alfafa ajuda a tratar doença cardíaca

Foto: depositphotos

Quanto as propriedades e benefícios

Desde muito tempo, a alfafa está relacionada com o tratamento de algumas doenças. Suas propriedades naturais tornavam-na eficaz no combate de úlceras gástricas, dores provocadas pela artrite e para acabar com a retenção de líquido.

Porém, com o avanço das técnicas de estudo, outros benefícios para a saúde acabaram sendo descobertos. Foi comprovado pelos cientistas que a alfafa pode ser usada no tratamento de doenças cardíacas, derrames e câncer.

Segundo estudos realizados com animais, a alfafa ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, além do depósito das placas nas paredes das artérias. Como forma de prevenção ao câncer, a planta se adere às células cancerígenas no intestino, fazendo com que o corpo possa expulsá-las mais facilmente.

Suas propriedades não param por aí. A alfafa baixa os níveis de açúcar no sangue, combate problemas renais, doenças da bexiga, problemas na próstata, asma, artrite, mal-estar estomacal, úlceras, anemia, escorbuto, problemas circulatórios, falta de apetite, cistite, reumatismo, calmante e combate o mau hálito.

Receita do chá de alfafa

Antes de recorrer as propriedades naturais do chá para qualquer um dos problemas acima citados, o recomendável é que um médico seja consultado. Só ele está capacitado para comprovar se o uso do chá é indicado para o seu caso, em específico. Isso evita complicações futuras. Veja como preparar o chá de alfafa:

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 2 colheres (de sopa) de alfafa seca.

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar o chá é colocar a água para ferver. Quando ela apresentar os primeiros sinais de ebulição, acrescente a alfafa e deixe fervendo por cinco minutos. Desligue o fogo e deixe em efusão por mais 10 minutos. Passado esse tempo, coe e tome. O máximo recomendado para o consumo são três xícaras diárias.