Chá de alfavacão – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

De nome científico Ocimum gratissimum, o alfavacão é uma planta com folhas grandes de até 10 cm de comprimento. Sua coloração é verde escura e tem origem no Oriente. Com um aroma muito semelhante ao do cravo – de onde veio outro nome pelo qual é conhecida, alfavaca-cravo –, a planta pode chegar a ter até dois metros de altura.

Benefícios e propriedades

A planta conhecida popularmente como alfavacão possui ação antiespasmódica, carminativa e atua no combate aos resfriados e gripes. Por conter eugenol, uma substância com propriedades medicinais, atua também como um excelente analgésico e antisséptico. Pode ser usada ainda no tratamento de inflamações na garganta, tosse, febre, bronquite e dores no corpo.

O eugenol, muito presente na planta, é usado constantemente nos tempos atuais em consultórios odontológicos. Associado ao óxido de zinco, é usado para curativos. Em algumas regiões atribui-se ainda à planta a ação de calmante em casos de nervosismo e paralisia.

Devido ao seu sabor, vem sendo usada também, principalmente na região Nordeste do Brasil, por doceiros, para o preparo de doces, proporcionando um leve sabor de cravo.

Chá de alfavacão - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Como consumir?

A planta pode ser consumida por meio de chá e tintura, mas também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais como cápsulas de 250 mg. São utilizadas para fins medicinais as folhas, mas o modo de preparo varia de acordo com o tratamento.

Como preparar?

Para o tratamento de reumatismo, inflamações da garganta, tosse, febre, gripe, resfriado e bronquite, siga a receita a seguir.

Ingredientes

1 colher de chá da erva alfacacão
1 xícara de água

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Quando isso acontecer, desligue e adicione a erva. Deixe descansar tampado por aproximadamente dez minutos e, em seguida, coe e consuma. A dose indicada é de 3 a 4 xícaras por dia.

Para o tratamento de inflamações da boca e da garganta, siga a próxima receita.

Ingredientes

2 ou 3 colheres de chá da erva alfavacão
1 xícara de chá de água

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo até alcançar fervura. Coloque as folhas em uma xícara e reserve. Em seguida, quando a água chegar ao ponto de ebulição, desligue o fogo e jogue a água por cima das folhas. Tampe e deixe descansar por aproximadamente dez minutos. Então coe e consuma. Nesse caso, faça bochechos ou gargarejos, ou então banhe-se com a infusão entre 3 e 4 vezes por dia.