Chá de alho tem benefícios que você nem imagina!

Sempre presente na nossa alimentação, dono de um sabor e de um cheiro marcante, de preço camarada e fácil de ser encontrado. Estamos falando o alho! Que de tão comum na nossa cozinha acaba sendo só utilizado como tempero.  O Chá do alho contém todos os benefícios que o tempero traz para o organismo, como as propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas, de maneira simples e rápida. Então pegue lápis e papel e anote a receita e faça um chá para você o mais rápido possível.

Sobre o alho e seus benefícios

Chá de alho - Conheça seus benefícios

Foto: Reprodução

O alho funciona como auxiliar no tratamento contra várias doenças como tromboses e arterioscleroses, e atua no organismo como expectorante, como vasodilatador periférico (ajudando quem tem problemas com varizes), como combatente do colesterol, fungicida e como antibactericida.

Muito indicado para ajudar nos tratamentos contra problemas cardíacos, o alho ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, combatendo o envelhecimento das células e dos órgãos.

A alicina, o óleo essencial que confere o cheiro característico ao alho, é encontrado em grande quantidade nele e conta com o benefício de acelerar o metabolismo, aumentando assim a queima de calorias pelo corpo. Atualmente estão sendo realizados estudos para comprovar que o alho também funciona como inibidor de apetite e aumenta a sensação de saciedade.

Como preparar o chá

Como preparar o chá de alho

Foto: Reprodução

Para fazer o chá do alho de maneira comum basta colocar numa xícara um dente de alho amassado e despejar água muito quente, na xícara, que deve ser abafada por dez minutos. O chá deve ser adoçado com mel e tomado ainda morno, preferencialmente a cada 12 horas.

Há também uma receita conhecida como “A cura do alho”, pois potencializa os efeitos medicinais da planta e ajuda no combate de várias doenças.

Para fazer a receita basta seguir os seguintes passos:

Bata no liquidificador um litro de água, 30 dentes de alhos descascados e três limões picados.

Continue batendo até que a mistura se torne uma pasta homogênea, depois coloque tudo numa panela de esmalte, ou em qualquer outro utensílio que não seja metálico, e leve ao fogo. Desligue o fogo antes de levantar fervura e guarde na geladeira, em um pote ou em uma garrafa. Tome um cálice diariamente em jejum.

Atenção!

Deve-se observar também que não é aconselhado o consumo de alho em grandes quantidades por mulheres em período de lactação, e por pessoas que tenham problemas estomacais e úlceras.