Chá de alpiste – Benefícios e receita desta infusão

Por Agnes Rafaela em Emagrecimento, Sementes
Chá de alpiste - Benefícios e receita desta infusão

Foto: Reprodução

O alpiste (Phalaris canariensis) é uma planta pertencente à família Poaceae e de gênero Phalaris. Em sua estrutura morfológica apresentam as folhas finas e alongadas, geralmente são herbáceas silvestres e de hastes ocas. Dessa planta, costuma-se utilizar tanto suas sementes quanto seus frutos. É bastante conhecido por seu uso como alimento de aves, mas ela possui outras aplicações que podem servir inclusive para nós, humanos.

Benefícios desta semente

Dessa forma, sua indicação mais comum é destinada para terapia de diurese, sendo neste caso recomendável o acompanhamento de um médico especialista. Mas, também pode ser usado por pessoas que querem emagrecer, como sempre, devendo estar fortemente associada a uma dieta balanceada e também à prática de exercícios físicos.

O grão de alpiste é riquíssimo em fibras que são responsáveis pela facilitação do transito intestinal e auxílio ao organismo na eliminação das toxinas que são ingeridas na alimentação. Também se pode falar das propriedades anti-inflamatória e regeneradora de funções hepáticas e pancreáticas, mas estas ainda são objetos de estudos contínuos.

Destaca-se também o uso do alpiste para tratamentos de pessoas que possuem diabetes, pois, dentre as propriedades que esta semente proporciona encontra-se a de alívio ou cura de edemas, além de tratamento da retenção de líquidos. Há também informação sobre o uso do alpiste no controle da pressão arterial e até mesmo na promoção do crescimento de unhas e cabelo.

O alpiste pode ser ingerido de diversas formas: no incremento do grão nas massas de pão, da adição de grãos na salada, na trituração das sementes para fazer farinha que podem ser usadas em sopas e sucos, no preparo do leite de alpiste e no preparo de chás. O leite é feito a partir do repouso dos grãos em um copo com um pouco d’água.

O leite do alpiste contém uma rica quantidade de enzimas e pode ser usado para tratar diabetes, além de curar os rins, fígado e pâncreas. Já o chá de alpiste – ao qual nos ateremos a seguir– é indicado principalmente para terapia de diurese, mas também pode ser associado a dietas de emagrecimento.

Receita do chá de alpiste

Mulher bebendo chá

Foto: Reprodução

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa das sementes
  • ½ litro de água

Modo de fazer:

  1. Colocar as sementes juntamente com a água para ferver
  2. Deixar ferver por cerca de cinco minutos
  3. Tampar a solução e deixá-la abafada por cerca de dez minutos
  4. Coar e estará pronto para uso.