Chá de aluman – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

Também conhecida como vernonia ou alumã, a aluman é uma planta facilmente encontrada no nordeste. Além de ser usada para fins medicinais na forma de chá, a planta é usada para a fabricação de um tônico capilar que promete milagres.

Benefícios e propriedades

Na forma de chá, o aluman é muito indicado para o tratamento de afecções do fígado e alívio de cólicas hepáticas, além de aliviar os efeitos da ressaca por excesso de bebida alcoólica, azia, tratamento de gastrite, estimulante da digestão e serve como um estimulante do apetite.

Para estes fins, consuma uma xícara pela manhã, em jejum, e outra xícara sempre antes das principais refeições. O tratamento deve ser feito até sentir o alívio das dores.

Chá de aluman - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Como preparar o chá?

Para preparar o chá, você vai precisar de:

2 folhas de aluman
1 xícara de chá de água

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo ou micro-ondas até ferver. Em outro, pique as folhas em pequenos pedaços e reserve. Quando a água estiver fervendo, jogue por cima das folhas e tampe, deixando amornar até a temperatura apropriada para o consumo. Coe e consuma em jejum antes do café da manhã e sempre 30 minutos antes das principais refeições.

O tônico para cabelos

O tônico tem se tornado popular entre as mulheres que querem proporcionar um crescimento saudável e o fim da queda dos cabelos. Encontrado em algumas lojas de cosméticos, o produto proporciona o crescimento mais saudável e acelerado dos cabelos e, além disso, fortalece os fios, combate a ação de fungos causadores da caspa e a seborreia.

Pode ser usado de duas formas: a primeira, é a aplicação direto no couro cabeludo com movimentos circulares. A segunda, é misturar o tônico em seu creme de hidratação habitual. Quando aplicado diretamente no couro cabeludo, o produto não necessita de enxágue. Este pode ser usado diariamente ou em dias alternados.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações nas literaturas consultadas.