Chá de amaranto – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Sementes

Originário dos Andes, o amaranto é conhecido há muito tempo em vários lugares ao redor do mundo. Recentemente foi descoberto e cultivado no Brasil devido ao seu alto valor nutricional, e seus benefícios para a saúde.

Chá de amaranto - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

O amaranto possui benefícios para quem sofre de colesterol alto, agindo no organismo equilibrando a quantidade de LDL – colesterol ruim. Muito nutritivo, o grão possui muitas proteínas com aminoácidos que não são produzidos em nosso organismo, mas que são parte essencial de seu funcionamento. É uma excelente fonte de cálcio biodisponível, raro na natureza, e que pode ser facilmente absorvido. Possui zinco, fósforo, fibras e muitos nutrientes, além de não possuir glúten – o que o torna um ótimo alimento para quem tem alergia a essa substância. O amaranto controla a pressão arterial e reforça o sistema imunológico, sendo um auxiliar no ganho de massa magra, muito indicado para atletas.

Como consumir?

O cereal, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, é comercializado como grão, flocos ou farinha, e pode ser consumido com os alimentos, além de junto aos iogurtes e frutas, ou até mesmo no preparo de pães, bolos, doces, sopas e vitaminas. A sua semente também pode ser consumida, e quando aquecida estoura de forma semelhante à pipoca. Além disso, o amaranto pode ser consumido na forma de chá e óleo. O consumo de 30g a dia é o ideal para começar a trazer alterações e melhoras no funcionamento do intestino, para quem tem problemas de prisão de ventre.

Chá de amaranto

Rico em proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais – cálcio, fósforo, potássio e fibras alimentares –, o chá possui ação antioxidante, redutora nos níveis de colesterol, além de auxiliar na prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose.

Para o preparo deste chá, você precisa de grãos de amaranto, cravo, canela e açúcar mascavo. Coloque os grãos de amaranto de molho e deixe descansar por 24h. Após este período, cozinhe e use o caldo para o preparo do chá. Leve água ao fogo e deixe ferver. Ao alcançar fervura, adicione o cravo, a canela e o açúcar mascavo. Em infusão, adicione o caldo dos grãos.

Deixe em infusão por mais 24h e, após este período, coloque o amaranto que sobrou anteriormente em uma panela com 1L de água. Leve ao fogo, e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Ao notar que engrossou o caldo, coe a mistura. O amaranto cozido deve ser levado ao liquidificador, e triturado. Peneire essa mistura e adicione aos líquidos anteriormente selecionados. Adicione açúcar e limão, além do cravo e da canela já citados. O chá é um excelente energético, ótimo para repor sais minerais e proteínas.