Chá de ameixa – Benefícios e propriedades

Por Priscila Melo em Frutas

Quem nunca ouviu falar que a ameixa é ótima para quem tem prisão de ventre, não é mesmo? A ameixa possui em sua composição propriedades laxantes e depurativas que ajudam bastante a soltar o intestino.

Chá de ameixa - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

A ameixa

As ameixeiras são divididas em dois grupos: as Asiático-europeias (Prunus doméstica L.) e as Japonesas ou Americanas (Prunus salicina L.). Prunus É um gênero botânico que normalmente é arbóreo, porém pode ser também arbustivo, como é o caso das ameixeiras, cerejeiras, amendoeiras, pessegueiros e outros mais.

Essa fruta é rica em fibras, carboidrato, magnésio, sódio e potássio. Essa fruta é arredondada e possui um tipo de bico, é bem docinha e sua casca é fina e comestível. Existem vários tipos de ameixa e cada uma delas possui tamanho, sabor e cores diferentes, geralmente elas têm de três a seis centímetros de largura.

Indicações

O chá de ameixa é muito indicado para o tratamento da prisão de ventre, porém também possui outros benefícios. Este chá é fonte de vitamina A e C, dessa forma ele fortalece o sistema imunológico, ajuda a diminuir os níveis de mau colesterol, combate a anemia, arteriosclerose, bronquite, resfriado, tosse e rouquidão.

Receitas

Chá das folhas de ameixa

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa da folha de ameixa
  • Um litro de água

Modo de preparo:

Você deve colocar a água no fogo e em seguida colocar as duas colheres das folhas de ameixa. Deixe levantar fervura e após isso desligue o fogo. O chá deve ficar abafado por aproximadamente dez minutos. Beba de duas a três xícaras deste chá por dia.

Chá de ameixa

Ingredientes:

  • Três ameixas pretas
  • Uma xícara de chá de água

Modo de preparo:

Primeiro você deve retirar as sementes das ameixas, após isso, coloque as ameixas na xícara que está com a água. Em seguida você deve amassar bem as três ameixas e deixa-las em repouso durante toda a noite. No dia seguinte pegue a xícara e misture bem até que forme uma mistura homogênea, coloque a mistura no fogo e deixe ferver. Depois disso basta apenas deixar o chá esfriar um pouco e beber. É aconselhável beber este chá em jejum para que seu efeito seja mais intensificado.