Chá de amendoim é uma boa pedida para o período junino

Por Robson Merieverton em Cultura, Sementes

Ao menos no Nordeste, o período junino (ou mês de junho) é conhecido pelas grandes tradições nos festejos em reverencias aos três santos: Antônio, João e Pedro. Além disso, a boa e farta culinária, também passou a figurar como característica do festejado mês. Nesse meio, o amendoim aparece como opção para receitas de deixar qualquer pessoa com “água na boca”. Aliado a suas propriedades naturais, ele também evita algumas doenças.

Para começar, é bom saber algumas das propriedades do amendoim. Apesar de estar situado topo da pirâmide alimentar, ao lado de doces e açúcares que devem ser evitados, o amendoim é um grão saudável, uma vez que é rico em HDL, o conhecido colesterol bom. Nele também podem ser encontradas vitaminas B e E em abundância, que agem como antioxidantes e auxiliam na digestão de alimentos. Magnésio, Cálcio e Ferro, também são encontrados no amendoim, atuando no fortalecimento do corpo e ossos.

O amendoim também é eficaz no combate de doenças cardiovasculares, além de AVC (Acidente Vascular Cerebral), câncer, diabetes. Suas substâncias também atuam no combate ao estresse, fadiga e inflamações. Ele também é usado no combate ao envelhecimento, por funcionar como potente renovador celular. Popularmente o amendoim também é visto como afrodisíaco natural.

O amendoim na culinária falta revisar daqui para baixo

Quem nunca ouviu falar em pé-de-moleque, paçoca e cocada. Em comum, todas essas receitas têm o amendoim como base. Além dessas, bolos, cremes e sobremesas em geral aparecem como variação para os que não dispensam o consumo do grão. A sugestão do Chá Benefícios é para o preparo de um delicioso e nutritivo chá de amendoim.

Chá de amendoim é uma boa pedida para o período junino

Foto: Depositphotos

Chá de amendoim 1

Ingredientes

300 gramas de amendoim torrado e moído
1 caixa de creme de leite light
2 litros de leite

Modo de preparo

Pegue o amendoim torrado e retire a casca. Com o auxílio do liquidificador, acrescente o leite condensado, o leite e bata por 10 minutos. Leve a mistura ao fogo, acrescentando o restante do leite. Mexa até ferver.

Chá de amendoim 2

Ingredientes

Meio pacote de amendoim torrado e descascado
1 caixa de creme de leite light
1 litro de leite
3 canelas em pau
4 cravos da índia
1 copo de açúcar (para calda)

Modo de preparo

Junte o amendoim, o leite condensado é metade do leite e bata tudo no liquidificador. Em uma panela aquecida em fogo médio, despeje o açudar até virar caramelo. Acrescente a mistura batida no liquidificador e o restante do leite. Deixe ferver, em fogo baixo, por 20 minutos. Ao fim, acrescente cravo e canela a gosto.

Origem do amendoim

O amendoim, ou melhor, a planta do amendoim, é de origem sul-americana. Ela foi encontrada por colonizadores nas regiões mais frias, a exemplo das fronteiras do Paraná e Paraguai. Apesar de ser um planta com características de desenvolvimento em regiões mais frias, ele está perfeitamente adaptadas ao cultivo em regiões mais quentes, a exemplo do Nordeste.