Chá de amor perfeito trata doenças respiratórias

Por Ana Ligia em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

A planta popularmente conhecida por amor perfeito e erva-trindade possui inúmeras utilidades na medicina alternativa. A Viola tricolor tem suas propriedades usadas desde a Idade Média e leva esse curioso nome por muitas pessoas da época acreditarem que a planta traria o amor para quem bebesse seu chá.

O chá da planta traz inúmeros benefícios para o organismo, mas a principal função da bebida é estimular e melhorar a circulação sanguínea.

O órgão do corpo humano que mais se beneficia com essa melhora na circulação sanguínea é o coração, que se manterá muito mais saudável.

Chá de amor perfeito trata doenças respiratórias

Foto: Pixabay

Além disso, o chá de amor perfeito também é uma excelente fonte de vitamina C, o que ajuda a combater e prevenir resfriados e fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo de inúmeras outras doenças.

A bebida também é expectorante, servindo para tratar doenças pulmonares como bronquite, asma, pneumonia, coqueluche, entre diversas outras.

Ela ainda é usada como tratamento para quem possui doenças como epilepsia, doenças de eczema, reumatismo e cistite.

A planta pode ser usada como ingrediente no preparo do benéfico chá, mas também pode servir como uma excelente pomada. O amor perfeito tem propriedades fungicidas e bacterianas, ajudam na cicatrização e combate problemas como micose.

Contra indicações

Evite tomar o chá de amor perfeito em grandes quantidades, pois por possuir um efeito de laxante e diurético, pode ocasionar danos ao seu organismo. Pessoas que pré-disposição a possuir enxaqueca também devem evitar toma a bebida em grandes doses.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 6 colheres de sopa de folhas secas;
  • Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo

Encha uma chaleira com água e espere esquentar. Coloque as colheres das folhas secas e deixe até ferver. Quando a bebida tiver atingido a fervura, desligue o fogo e abafe por cerca de dez minutos. Coe e adoce com açúcar e mel a gosto.