Chá de amor perfeito – Benefícios e propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

A planta amor perfeito tem duas utilidades, pode ser usada como uma erva medicinal e também como um adorno para enfeitar a casa. Seu nome original é Viola tricolor e seu outro nome de uso popular é Erva-trindade, sua família de planta é a Herbácea e o formato das suas pétalas é de coração. Embora cresça até 12 centímetros, suas folhas podem chegar até 40 centímetros de comprimento.

Amor Perfeito

Foto: Reprodução

A flor aparece exclusivamente no verão e as cores de suas pétalas variam entre roxo, amarelo ou branco.

Benefícios e propriedades

Um dos principais benefícios que essa planta traz, é que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e por isso mantém o coração saudável.

Por conter vitamina C é ótima para combater a gripe e age como um xarope expectorante. Se ingerido regularmente também funciona como um sistema de defensivo, prevenindo a tão temida gripe.

A planta tem propriedades fungicidas e bactericidas. Sua pomada pode ser aplicada tanto em ferimentos, pois auxilia na cicatrização e evita marcas, como em cima de micoses. Porém fique atento as melhoras do segundo caso, se houver complicações procure um médico.

Apesar de todos os seus benefícios, cuidado ao tomar muito o chá, pois além de diurética a planta age como um laxante no organismo, se tornando uma ótima opção para quem sofre de prisão de ventre.

Precauções

Seu uso contínuo e em doses diárias muito grandes pode causar enxaqueca. Caso isso aconteça é aconselhável que um especialista seja procurado.

Onde encontrar

Encontra-se em casa de ervas e lojas naturais. Evite as de floricultura, pois são próprias para enfeitar e contêm muitos agrotóxicos tornando seu consumo perigoso.

Caso queira cultivar a planta fique atenta aos seus cuidados, plante sempre no verão, regue regularmente e adube o solo.

Como fazer chá de amor perfeito

Encha uma chaleira com 1 litro de água e espere esquentar, coloque as folhas da erva e deixe até ferver. Coe e adoce com açúcar e mel a gosto.

Como fazer pomada de amor perfeito

Coloque duas colheres de mel, em uma xícara com o chá de amor perfeito, acrescente 2 colheres de chá de óleo de erva-de-são-joão e 4 colheres de chá de óleo de calêndula. Mexa bem até ficar grosso. Caso a mistura fique muito fina, acrescente mais mel e um pouco de água.

Curiosidade

Essa planta era usada na Idade Média em poções do amor, pois acreditava-se que seu formato traria amor e paixão á quem bebesse o chá, por isso do seu principal nome popular ser esse.