Chá de andiroba – Benefícios e propriedades

Por Nicoli Tomazella em Plantas

A andiroba é uma planta medicinal nativa da Amazônia. Ela também é conhecida como aruba, sanuba ou canapé, seu nome científico é Carapa guianensis Aubl. Recebe esse nome de andiroba devido as suas sementes, que são amargas. A região do Norte é conhecida por usar bastante essa planta, porém ela já é conhecida em todo o país.

Chá de andiroba - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

As propriedades da andiroba

Além das propriedades medicinais a andiroba apresenta também propriedades cosméticas. Ela pode ser utilizada no combate das infecções respiratórias, dermatites e úlceras. Funciona também como um cicatrizante e antitérmico.

A casca e a semente da andiroba funcionam de várias maneiras em nosso organismo, elas possuem meliacinos, que são compostos muito amargos que tem funções em nosso organismo, como: o combate à artrite e o cancro uterino; também tem ação anti-inflamatória e antirreumática; por fim também age como inseticida, funcionando como repelente de insetos.

Recentemente um estudo confirmou o resultado positivo no uso da andiroba no tratamento da celulite, os estudos mostram que os lipídios presentes na andiroba são capazes de inibir enzimas que são os responsáveis pelo acúmulo de gorduras e conversão das nossas células em adipócitos.

Modo de se usar a andiroba

A andiroba é muito conhecida pelo uso do seu óleo que é extraído da planta. Esse óleo é usado para massagear o local onde houve contusões de reumatismo, inchaços e até para a cicatrização de machucados. Esse óleo também é usado como repelente, onde ele deve ser aplicado direto no corpo, ou queimando seu bagaço para espantar os insetos. Além desses usos o óleo também serve de vermífugo e combate as inflamações e dores superficiais.

Chá de andiroba

O óleo está presente em sabonetes, xampus e cremes. O óleo da semente da andiroba elimina inflamações e dores superficiais. Além do óleo, a andiroba pode ser utilizada como chá, que é feito pelas suas folhas. Para se preparar o chá é fácil basta colocar uma colher de folhas de andiroba numa xícara e cobrir com água fervente, deixando esfriar por 15 minutos, o chá deve ser consumido duas vezes ao dia.

Reconhecimento e contraindicações

Todos os benefícios da andiroba são reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil. O Ministério definiu a planta como possuidora de propriedade fitoterápica. A andiroba é tão benéfica a nossa saúde que não apresenta nenhuma contraindicação e nenhum efeito colateral.