Chá de aneto para aumentar produção de leite materno

Por Robson Merieverton em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Identificada como sendo uma planta da família das umbelíferas, o aneto, também conhecido por dill e endro, é usado para aumentar o volume de leite nas mães que amamentam. Além do mais, a planta também combate algumas outras doenças comuns no ser humano.

O aneto é possui algumas características que permite sua fácil identificação. Suas folhas são aromáticas, plumosas, com segmentos em forma de fio na cor azul esverdeado. Quanto às flores, são pequenas, aromáticas e amarelas, dispostas na forma de guarda-sol, desabrochando em meados do verão.

Para a medicina natural a parte da planta utilizada são as sementes. Elas podem ser usadas para fazer chá, já que são ricas em propriedades antiespasmódica, bacteriostática, antidispéptica, digestiva, carminativa, diurética, relaxante e sedativa.

Chá de aneto para aumentar produção de leite materno

Foto: depositphotos

Indicações para o uso do aneto

A principal utilização da planta é entre as mães, já que o chá de aneto estimula a produção de leite. Porém, ela também pode ser usado em outros tratamentos. O aneto combate flatulências, funciona como um sonífero natural, alivia inflamações oculares, trata furúnculos, auxilia na digestão, faz bem a saúde do fígado e combate as cólicas intestinais.

Chá de aneto

Para fazer o chá de aneto, você vai precisar de 200 ml de água e duas colheres de chá de sementes de aneto. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo.

Coloque as sementes de aneto em uma xícara, despejando a água em seguida. Tampe e deixe em efusão por 10 minutos. Depois e só retirar as sementes e o chá está pronto para ser ingerido. Se preferir, pode usar um pouco de mel para adoçar.

Preste atenção para não ingerir a bebida em excesso. O indicado é que o tratamento com o aneto não ultrapasse as três xícaras diárias.

Cuidados

As pessoas alérgicas a algumas substâncias precisam tomar um pouco de cuidado, principalmente se for colher o aneto. Em contato com a pele, o suco que sai da planta recém colhida pode desenvolver fotodermatose.

Outro cuidado que também deve ser tomado é quanto ao consumo do chá. Ela pode aumentar o nível de sódio do organismo, por isso é indicado que as pessoas que apresentem esse problema usem a planta com parcimônia.

O melhor a fazer é, antes de recorrer aos benefícios naturais da planta, consultar o seu médico. Só ele poderá lhe certificar que essa é a melhor solução para a sua saúde.