Chá de aroeira brasileira para combater fungos

Por Débora Silva em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

A aroeira brasileira, de nome científico Schinus terebinthifolius, é uma planta medicinal pertencente à família das Anacardiaceae, sendo também conhecida como aroeira vermelha, aroeira mansa, aroeira da praia, fruto-de-sabiá, cabuí, dentre outras denominações populares.

Trata-se de uma planta de pequeno a médio porte, largamente utilizada no paisagismo e como cerca-viva.

Graças às suas propriedades medicinais, as folhas e frutos da planta podem ser utilizados em forma de óleos essenciais ou extratos; já as cascas e folhas secas servem para o preparo de um chá capaz de tratar uma série de condições de saúde.

Chá de aroeira brasileira para combater fungos

Foto: depositphotos

Benefícios e propriedades da aroeira brasileira

Nativa da Argentina, Brasil e Paraguai, a aroeira brasileira apresenta princípios ativos que incluem óleos essenciais, taninos, resinas, alcaloides, flavonoides, saponinas e esteroides.

O chá de aroeira brasileira pode ser utilizado como antisséptico para tratar feridas expostas, além de ser indicado para distúrbios respiratórios e outros problemas de saúde.

O óleo essencial é o principal responsável por vários benefícios proporcionados por esta planta, destacando-se a sua ação antimicrobiana contra bactérias, fungos e vírus. Para uso tópico, o óleo da aroeira brasileira age contra micoses, candidíases e outras infecções vulvovaginais.

Possui ainda ação regeneradora dos tecidos, podendo auxiliar no tratamento de escaras, queimaduras e problemas de pele em geral, acelerando o processo de cicatrização. O óleo essencial da planta pode integrar formulações de loções, géis ou sabonetes.

As cascas e folhas secas do vegetal podem ser utilizadas para tratar uma grande variedade de condições de saúde, incluindo febres, problemas do trato urinário, cistites, uretrites, diarreia, blenorragia, tosse, bronquite, problemas menstruais com excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral.

Para uso no banho, as cascas da aroeira podem ser fervidas na água para aliviar sintomas de reumatismo.

Chá de aroeira brasileira: como preparar?

O preparo do chá de aroeira brasileira é bem simples e rápido. Confira a receita da infusão a seguir:

Ingredientes

  • 1 litro de água mineral;
  • 100 g de folhas de aroeira.

Modo de preparo

1) Ferva a água;
2) Acrescente as folhas da planta na água;
3) Deixe descansar por até 5 minutos.

A recomendação de consumo desta infusão é de 3 a 4 colheres de sopa por dia. A bebida também pode ser consumida gelada.

Cuidados

O contato com a aroeira brasileira pode causar dermatite alérgica em pessoas sensíveis. Lembre-se que é necessário consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive o natural. A automedicação pode ser muito perigosa!