Chá de arroz integral: aprenda a receita do Genmaincha

Por Natália Petrin em Sementes

Genmaincha (do japonês, chá de arroz integral), ou simplesmente chá de arroz integral, é uma mistura do arroz integral torrado e o chá verde, usados para o preparo de um chá japonês repleto de benefícios à saúde. Compatíveis aos do chá verde, os benefícios desse chá envolvem sua composição, rica em vitaminas e minerais, além de antioxidantes e flavonoides. Com sabor suave de nozes, assim como seu aroma, esse delicioso chá pode ser consumido quente ou frio, como preferir.

Quais os benefícios?

Esse chá, devido à presença de polifenóis, que são antioxidantes naturais, ajuda a parar a reprodução das células cancerígenas, de forma que é benéfico no combate ao câncer. O consumo de, pelo menos, uma xícara de chá de arroz integral na semana, durante ao menos seis meses, apresentam riscos significativamente reduzidos de desenvolver câncer retal, de cólon e de pâncreas.

Por ser rico em selênio, o chá ajuda ainda a manter o bom funcionamento da tireoide, além de regular o metabolismo e os hormônios. Ajuda a manter as funções nervosas saudáveis, sintetizar o colesterol e dos ácidos graxos essenciais, além de estabilizar os níveis de glicose no sangue.

Como preparar?

Para preparar, você vai precisar de:

– Arroz integral
– Água
– Chá verde

Imagem de arroz integral

Foto: Depositphotos

O primeiro passo é tostar o arroz. Em uma panela, coloque o arroz integral em uma camada fina, dando para, em alguns pontos, ver o fundo da panela e leve ao fogo médio, deixando tostar. O arroz estará pronto quando estiver com um aroma tostado e coloração marrom escura. Você pode fazer a quantidade para esse chá ou já deixar armazenado para as próximas vezes. Deixe o arroz esfriar antes de fazer a infusão.

Coloque uma colher de sopa de arroz integral em um infusor (ou ao fundo da xícara) com uma colher de sopa das folhas de chá verde. Coloque uma xícara de água fervente por cima e deixe a mistura descansar por aproximadamente três minutos. Depois desse período, retire o infusor ou coe a mistura.

Você pode fazer as duas infusões separadas, se preferir, misturando os dois chás depois.

Contraindicações e precauções

É importante que pacientes que tenham doenças cardíacas ou façam uso de medicamentos anticoagulantes conversem com seu médico antes de fazer uso desse chá.

Atenção, no preparo, não use o arroz amarelo, e deixe o arroz integral tostar bem antes de usar.