Chá de artemísia: benéfico calmante contra a depressão

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Saúde

Semelhante ao salsão, a artemísia é uma planta repleta de benefícios e propriedades, que se usados de maneira correta conseguem tratar e prevenir problemas que afetam à saúde humana. Conhecida pelos nomes de erva-de-são-joão, matricária, camomila do campo, erva-de-fogo, rainha das ervas e urtemige, esta erva é mais conhecida pelo seu poder calmante, mas também é uma ótima aliada da saúde feminina.

Encontrada em lojas de produtos naturais, feiras livres ou em supermercados, a artemísia trabalha para garantir um bom funcionamento do organismo de quem a consome. Descubra agora os pontos positivos da planta, aprenda a preparar seus chás e quais cuidados devem ser levados em consideração.

Benefícios da planta

O uso dessa planta pode ser bastante benéfico à saúde humana. Suas propriedades lhe confere ações cicatrizantes, antisséptica, analgésica, depurativa e antimicrobiana. Além disso, a planta é considerada digestiva, antiepilética e calmante. O seu uso pode ser direcionado em causas mais específicas, como no tratamento de anemias, na prevenção de dores de cabeça e enxaquecas e no auxílio à reposição hormonal.

Chá de artemísia: benéfico calmante contra a depressão

Foto: Reprodução/ internet

É também uma aliada do sistema nervoso, uma vez que ajuda na produção do hormônio da felicidade, chamando de serotonina. Proporciona bem-estar e assim atua no combate à depressão e oferece uma dose de energia quem precisa de disposição no dia a dia. Além disso, controla nervosismo e se tomada na dose certa elimina os casos de convulsões.

Outros benefícios da artemísia são: combate a asma, anemia e a azia; trabalha na recuperação de pacientes com diarreia, gases e náuseas; melhora os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM); fortalece o trabalho do fígado e trata problemas renais.

Receita: como fazer e tomar o chá de artemísia?

Não tem segredo para fazer este chá. Bata colocar um litro de água filtrada no fogo e deixá-la ferver. Em seguida, desligue o fogo e acrescente de uma a duas colheres de sopa da erva seca e tampar o recipiente. Espere passar aproximadamente 10 minutos, depois coe a bebida e tome de duas a três xícaras de chá por dia, não ultrapassando essa medida. Essa receita é ideal para quem sofre com problemas digestivos.

Já quem precisa de um chá calmante, é preciso fazer uma bebida com as raízes dessa planta. Assim, faça uma decocção de uma colher de sopa de raízes em meio litro de água. Deixe a mistura ferver durante 15 minutos e depois basta tomar meia xícara do chá quatro vezes por dia.

Cuidados e efeitos colaterais

O uso do chá de artemísia deve ser controlado e seguido conforme a indicação na receita, caso contrário, os efeitos colaterais podem ser inversos ao seu uso medicinal, incluindo convulsões, reações alérgicas e vasodilatações. Fica proibido o uso desse chá em mulheres grávidas, em período de amamentação ou menstruadas, tendo em vista que o consumo dessa bebida causa uma limpeza no útero, não sendo saudável nesses períodos. Outra observação é não consumir a planta crua, pois corre causa o risco de intoxicação.