Chá de aveia – Conheça seus benefícios e propriedades para saúde

A aveia é um alimento – mais precisamente um cereal – que comumente faz parte da vida do ser humano desde seus primeiros anos até a idade avançada. Além de poder contribuir com receitas deliciosas, a aveia é nutricionalmente muito importante para o organismo, pois suas propriedades auxiliam a prevenção de doenças e contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

Chá de Aveia

Foto: Reprodução

Ativos e benefícios

Na composição da aveia podemos encontrar uma verdadeira riqueza de vitaminas, como magnésio, cálcio, ferro, proteínas, sílica, fibras, entre outros. Levando em conta que muitos distúrbios podem aparecer se esses minerais estiverem em falta no organismo, é possível trabalhar com a aveia fortemente na prevenção dessas doenças.

A aveia é um cereal muito indicado para os diabéticos, pois suas fibras se unem ao açúcar dos alimentos, fazendo-os entrar na corrente sanguínea de maneira mais lenta e assim causando menos prejuízos. O colesterol ruim é reduzido após seu consumo regular, impedindo que as artérias sejam obstruídas com gordura, evitando doenças cardíacas. O intestino de quem consome aveia também passa a funcionar com maior regularidade, evitando problemas comuns como “intestino preso” e estimulando o organismo a eliminar as toxinas e bactérias que nele habitam. Alguns estudos afirmam até mesmo que a aveia é eficiente para prevenir tumores intestinais.

Para que busca emagrecer com saúde e segurança, o consumo da aveia é igualmente indicado. Sim, além de todos os benefícios acima citados, o cereal transmite a sensação de saciedade, evitando que a pessoa cometa excessos na alimentação, e assim consiga sentir-se bem consumindo menos. Atletas, mulheres gestantes e lactantes, crianças e pessoas com uma rotina corrida, que sofrem grande desgaste mental ou físico ou estão em desenvolvimento também são indicados a consumirem a aveia.

Como preparar o chá de aveia?

Leve ao fogo 500 ml de água filtrada juntamente com 2 colheres de sopa de aveia. Tampe e deixe ferver por 5 minutos, então desligue e mantenha tampado. Quando a temperatura estiver morna, coe o chá, adoce a gosto e consuma entre 2 e 3 vezes por dia.