Chá de banana e a excelente ação antioxidante

Por Nayla Georgia em Frutas

Rainha da vitamina B6 e do potássio, a banana é uma fruta adorada pelos brasileiros e não é para menos. Ela tem propriedades antifúngicas e antibióticas, além do grande complexo vitamínico existente. Mas você sabia que os benefícios da banana podem ser encontrados também em deliciosos chás? Confira a seguir as vantagens dessa bebida e três ótimas receitas!

Benefícios do chá de banana

  • O chá de banana ajuda a melhorar o humor das pessoas por causa da alta quantidade de triptofano que ajuda nos níveis de serotonina.
  • A bebida ajuda no combate ao câncer devido ao alto teor de antioxidantes da banana.
  • Por ser uma ótima fonte de luteína – composto que auxilia na visão noturna – o chá beneficia a visão.
  • O triptofano também ajuda a melhorar o sono, portanto, beber o chá de banana antes de dormir é uma excelente ideia.

Receitas de chá de banana

Bananas desidratadas

Selecione algumas cascas de banana e lave-as para remover impurezas. Em uma bandeja que possa ir ao forno, espalhe as cascas de banana e deixe assar por aproximadamente uma hora ou até que sequem. Com as cascas desidratadas você poderá fazer um chá, mergulhando-as em água quente e deixando em infusão por alguns minutos.

Chá de banana e a excelente ação antioxidante

Foto: Pixabay

Banana, cravo e canela

Para fazer esse delicioso chá, coloque a canela e o cravo em um litro de água e leve ao fogo. Alcançando fervura, adicione duas bananas picadas – de preferencia com casca – e tampe a panela, deixando ferver por mais alguns minutos. Ao desligar o fogo, deixe o chá abafado até que esfrie. O líquido pode ser ingerido quando coado, mas há uma opção mais gostosa: depois de frio, leve o chá ao liquidificador e bata até ganhar uma consistência homogênea. Leve a vitamina à geladeira e consuma gelada.

Pó de casca banana

Selecione cascas de banana, lave-as e leve até o freezer. Depois de congeladas elas ficarão pretas. Leve as cascas ao forno em temperatura baixa para que sequem em aproximadamente uma hora. Depois de frias e desidratadas, quebre as cascas com as mãos e coloque no liquidificador para bater. Com esse pó você poderá fazer muitos chás, sendo que uma colher das de chá é suficiente para o seu chazinho de banana. Basta misturar água quente e o pó. Essa infusão é excelente para ser consumida antes de deitar, pois promove um sono mais tranquilo.