Chá de barbasco para dores no corpo

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas, Saúde

Planta de folhas aveludadas e de flores amarelas, a barbasco pertence à família das Scrophulariaceae e tem como nome científico Verbascum thapsus. Também pode ser chamada de verbasco, tripo, candelariae, gordoloboe.

E, apesar de ser uma erva nativa da Europa, África e Ásia, também pode ser encontrada no Brasil. Por todos os seus compostos, a planta é indicada no tratamento de diversas doenças. Acompanhe:

Propriedades medicinais

  • Antialérgico;.
  • Anti-inflamatório;
  • Antirreumática;
  • Anódina.
  • Antitussígeno;
  • Balsâmico;
  • Demulcente;
  • Diurético;
  • Emoliente;
  • Narcótica;
  • Sedativa.
cha-de-barbasco-para-dores-no-corpo

Foto: Reprodução/site Agro Link

Benefícios desta planta

Barbasco pode ser usada em três situações, são elas: para promover a saúde do sistema respiratório, eliminar dores no corpo e ainda agir contra problemas que afetam a pele. Por esta razão, a planta é indicada no tratamento de tosses, resfriados, amigdalite, rinite, bronquite, gripe, asma e outras afecções alérgicas ou infecciosas.

Também pode ser usada para eliminar as dores do corpo provocadas pelo reumatismo. Acaba com a hemorroidas, é benéfica para curar queimaduras, escoriações, dermatite, conjuntivite, prurido e furúnculo.

Preparar o chá de barbasco

Para preparar o chá desta planta é preciso, primeiramente, atentar-se aos locais de venda. Por ser uma erva pouco conhecida, o lugar mais fácil de encontrá-la é pela internet, ou seja, em lojas de produtos naturais online. No caso deste chá, as folhas precisam estar secas. Depois de comprada, é hora de fazer a infusão.

Coloca-se uma colher (de sopa) das folhas em meio litro de leite fervido. Acrescenta-se mel e noz-moscada, esta última ainda pode ser substituída por gengibre. Deixa em infusão por 10 minutos e assim que o líquido amornar, pode ser ingerido. Primeiro, toma-se meia xícara, após 15 minutos a mesma quantidade. Em seguida, aguarda 30 minutos e bebe novamente, o restante deve ser ingerido a cada meia hora.

Recomendações e contraindicações

Antes de testar qualquer produto, seja ele natural ou não, a atitude mais adequada e sensata é buscar a opinião médica. Isto porque, muitas doenças sérias se camuflam em sintomas simples e que não despertam a preocupação dos pacientes. Assim, quando surgirem alguns sintomas fora do comum procure um especialista e questione-o sobre a utilização deste chá.

Também vale ressaltar que o barbasco possui substâncias nocivas para grávidas, lactantes e crianças menores de seis anos. Por esta razão, a utilização desta planta nestes pacientes é inviável. Outra contraindicação é para quem possui alergia a esta erva, uma vez que os estames das folhas possuem substâncias capazes de provocar irritações na faringe.