Chá de bardana – Receita e benefícios da planta

Por Agnes Rafaela em Plantas

A Arctium lappa L., mais conhecida por Bardana é uma planta de raízes compridas e carnudas que possui forte poder medicinal. A planta costuma alcançar 1,50 metros de altura e suas flores podem ser de cor vermelha ou azul. Suas raízes e folhas costumam ser usadas para fazer chás na medicina caseira, mas também podem ser utilizadas como alimento, sendo até mesmo consumidas cruas, na Europa, por exemplo, seus brotos são ingeridos como verdura e no Japão já se cultiva uma variedade de raízes comestíveis.

Chá de bardana - Receita e benefícios da planta

Foto: Reprodução

Os benefícios da Bardana

No Brasil a Bardana tem um crescimento expressivo e às vezes é considerada como sendo uma espécie daninha nos pomares da região Sul. Antigamente era usada em misturas com outras ervas para fazer clareamento de pele, hoje ela tem função depurativa e cicatrizante. Suas raízes são eficazes para purificar o sangue, em doenças reumáticas, afecções em geral e distúrbios digestivos.

Ainda com a raiz se prepara uma pomada para eczema e uma loção que ajuda a evitar a queda capilar. Já com as folhas secas, pode ser feita aplicação para aliviar dores causadas pela picada dos insetos ou até mesmo torções e problemas de hemorroidas. A infusão das folhas secas é interessante para limpar feridas e inflamações superficiais. O extrato das sementes e suas infusões e decocções são indicados para curar enfermidades crônicas de pele.

O óleo de bardana é um dos meios de utilizar as raízes da planta, ele deve ser feito da seguinte maneira: reservar 500 mililitros de óleo de sésamo juntamente com seis colheres de sopa da raiz da bardana picada e deixar descansar por três dias. Serve para tratar caspa, dessa forma, devendo ser aplicado no couro cabeludo e só ser lavado no dia seguinte, isso deve ser feito duas vezes por semana.

Receita do seu chá

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de raiz de bardana

– 1 copo d´água cheio

Modo de fazer:

  1. Colocar as raízes numa panela juntamente com a água;
  2. Deixar ferver;
  3. Após levantar fervura, reservar e esperar esfriar;
  4. Quando estiver numa temperatura ideal, coar e estará pronto.

PS: Como já comentamos esse chá é ótimo para limpar a pele, devido a uma das propriedades da Bardana: adstringente.