Chá de baunilha – Delicioso e muito poderoso!

Por Camila Albuquerque em Plantas

Com certeza você conhece a baunilha, que é uma especiaria obtida de orquídeas do gênero Vanilla, nativas do México. Esta especiaria já era utilizada na América quando Cristóvão Colombo chegou por aqui, e seu aroma e sabor conquistaram os europeus; assim, ela foi levada para o Velho Continente, juntamente com o chocolate, por um conquistador chamado Hernán Cortes, por volta de 1520. Porém, todas as tentativas de cultivo desta especiaria fora do seu local de origem foram falhas. Foi apenas em 1841 que um escravo ao serviço de franceses, com 12 anos de idade, descobriu que a planta podia ser polinizada à mão, assim, o cultivo global da planta finalmente ocorreu. Mas, até hoje, é um dos produtos agrícolas mais caros do mundo.

Chá de baunilha - Delicioso e muito poderoso!

Foto: Reprodução

Apesar de ser mais conhecida como aromatizante, a baunilha não é apenas isso. Dela pode ser feito um chá, que oferece muitos benefícios importantes ao nosso organismo!

Propriedades da baunilha

A baunilha tem como principais e conhecidas as propriedades: afrodisíaca, antiespasmódica, antisséptica, aromatizante, ligeiramente colerético, digestiva, emenagoga, estimulante e tônico geral.

Benefícios do chá de baunilha

  • Poucos sabem que a baunilha é rica em vanilina. Esta substância é antioxidante e atua na prevenção do envelhecimento celular e das temidas doenças que afetam o funcionamento cerebral. Portanto, ela previne desde o câncer até o mal de Alzheimer.
  • Pode ser utilizado nos casos de insônia e agitação, ajudando a pessoa a acalmar-se e relaxando seus músculos.
  • O chá de baunilha pode ser usado no tratamento de doenças como ansiedade e a grave depressão.
  • Também funciona como um ótimo digestivo.
  • É indicado para afecções uterinas e nervosas, diarreias, disquinesias hepatobiliares, dispepsias hiposecretoras, espasmos, esterilidade, para combater a falta de energia, febres adinâmicas, flatulência, impotência, melancolia histérica e reumatismo crônico.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de baunilha é contraindicado em casos de: lactação, crianças menores de 6 anos, pacientes com alergias respiratórias, gastrite, úlceras gastroduodenais, síndrome de intestino irritado, colite ulcerosa, enfermidade de Crohn, hepatopatias, epilepsia, Parkinson e algumas enfermidades neurológicas, hipersensibilidade ao óleo essencial de vanilla, ao óleo de canela e ao óleo do bálsamo de Peru.

O efeito colateral que se tem conhecimento é que o óleo essencial puro pode ser neurotóxico e acabar produzindo dermatite de contato.