Chá de baunilha promete tratar Mal de Alzheimer

Por Débora Silva em Doenças, Saúde

A baunilha, também conhecida como vanila e vainilla, é uma planta natural das Américas e pertencente à família das orquídeas. Já era utilizada pelos antigos povos nativos, como os astecas, antes de Cristovão Colombo desembarcar na América, se encantar com seu sabor e aroma e levá-la para a Europa.

A partir do ano de 1837, depois da aplicação de técnicas de polinização artificial, foram revelados os benefícios da planta, que pode, inclusive, auxiliar no tratamento do Mal de Alzheimer.

Baunilha auxilia no tratamento do Mal de Alzheimer

Devido ao seu sabor único, a baunilha é uma especiaria bastante utilizada na culinária para incrementar receitas, mas, na forma de chá, pode ser um excelente remédio natural.

Graças a uma substância denominada vanilina, a baunilha atua como um antioxidante, auxiliando na renovação das células, evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.

Por prevenir o envelhecimento celular – inclusive dos neurônios – e as doenças que comprometem o funcionamento cerebral, o chá de baunilha é eficaz no combate ao Mal de Alzheimer.

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que causa esquecimento e distúrbios de comportamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurologia, aproximadamente 0,2% das pessoas com mais de 60 anos sofrem com esta doença que, geralmente, evolui rapidamente e leva à morte.

A família do paciente idoso deve ficar atenta aos primeiros sintomas e procurar um especialista o mais rápido possível.

Chá de baunilha promete tratar Mal de Alzheimer

Foto: Pixabay

Outras propriedades e benefícios

Além de ser um antioxidante natural, o chá de baunilha ainda contém propriedades afrodisíacas, antiespasmódicas, antissépticas e tônicas. Confira a seguir quais são os outros benefícios proporcionados pela saborosa bebida:

  • Combate a insônia;
  • Melhora o funcionamento do processo de digestão;
  • Ameniza a depressão;
  • Reduz os sintomas da ansiedade e hiperatividade;
  • Trata as lesões estomacais;
  • Relaxa a musculatura;
  • Também atua em casos de diarreias, discinesias hepatobiliares, flatulências, espasmos, infecções urinárias, falta de energia e impotência.

Como preparar o chá de baunilha?

O chá de baunilha pode auxiliar no tratamento do Mal de Alzheimer. Veja como preparar a bebida:

Ingredientes

– 1 colher (de chá) de essência de baunilha;
– 1 colher (de sopa) de chá preto;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo

1) Ferva a água, desligue o fogo e acrescente o chá preto;
2) Tampe e deixe em infusão pelo período de três minutos;
3) Acrescente a baunilha e misture bem;
4) Beba o chá de baunilha duas vezes ao dia.