Chá de berinjela: você sem colesterol e de coração sadio

Por Michelle Nogueira em Frutas

A berinjela é uma hortaliça que chegou ao Brasil no século XVI, trazida pelos portugueses. Seu consumo se dá das mais diversas formas e, uma delas, é o chá. Por ser rica em nutrientes, minerais e alcaloides, se transforma numa ferramenta ótima para o combate de problemas no coração, uma vez que esses alcaloides são bastante úteis para a diminuição da pressão sanguínea. A confluência das vitaminas A, B1, B2, B5 e C, juntamente com cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, transformam a berinjela em alimento propício para a redução do LDL, ou seja, o colesterol ruim.

As propriedades antioxidantes auxiliam na recuperação das células, prevenindo assim doenças como o diabetes, alzheimer, autismo, parkinson, aterosclerose, câncer e ainda retarda o envelhecimento. Os chás derivados da berinjela, se consumidos com frequência, são uma arma rica no combate a esses males e aos radicais livres. Os componentes dessa hortaliça também são conhecidos por diminuir problemas relacionados à celulite, pois é rica em fibras e seu consumo desintoxica o organismo.

Como escolher uma boa berinjela?

A escolha da hortaliça em bom estado é primordial para que seus ativos estejam presentes. Procure pegar sempre a que tiver com a casca mais escura e brilhante, sem rachaduras, cortes, e que esteja firme. O armazenamento se dá em um local ventilado, de temperatura amena. Na geladeira, dura por cerca de uma a duas semanas, e fora, aproximadamente quatro dias.

Chá de berinjela: você sem colesterol e de coração sadio

Foto: Pixabay

Chá de berinjela

O chá para emagrecimento possui os mesmos ingredientes e modo de preparo do chá contra o mau colesterol. Pegue uma berinjela com folhas, corte em rodelas, sem retirar a casca, e despeje numa panela com 300 ml de água. Deixe ferver por 15 minutos e depois retire a panela do fogo. Deixe tampada até amornar, e em seguida, coe o chá. Deposite o conteúdo numa garrafa de vidro, coloque na geladeira até o dia seguinte e então comece a beber aos poucos.

A diferença entre os dois métodos vem agora. Se quiser emagrecer, tome um copo do chá em jejum todos os dias. Repita o procedimento durante os sete dias da semana. Caso queira continuar esse tratamento por um mês, suspenda a ingestão por três dias, e depois volte a beber. Repita sempre esse procedimento. Já para a diminuição do colesterol ruim, siga esse procedimento, eliminando apenas a ingestão em jejum. Beba o chá aos poucos durante todo o dia. Se quiser melhorar o sabor, pode adicionar limão ou laranja.