Chá de bolsa-de-pastor é aliado das mulheres

Por Katharyne Bezerra em Saúde

Braço-de-preguiça, chapéu-de-frade, bucho-de-boi, planta herbácea e panaceia, todas essas nomenclaturas designam a erva capaz de tratar problemas ligados ao fluxo menstrual, regulando a quantidade de secreção expelida, a bolsa-de-pastor.

Neste artigo, descubra as vantagens de tomar o chá de bolsa-de-pastor, como prepará-lo e também quais medidas devem ser tomadas para garantir a segurança e a saúde de quem consome essa bebida.

Benefícios e propriedades do chá

Anti-inflamatória, hemostática, vasoconstritora e anti-hemorrágica. Essas são algumas das propriedades do chá de bolsa-de-pastor. Com isso, a erva se torna um excelente remédio caseiro para tratar diversas doenças que afetam o organismo humano e deixam o corpo sem proteções.

Desta forma, o chá da planta trata as hemorragias menstruais, regularizando o ciclo menstrual e diminuído o fluxo. E por isso, é considerada um produto que luta pelo bem-estar das mulheres. Outro fator que evidencia isso é o fato de que esse remédio natural atua no controle das taxas de pressão arterial daqueles que possuem a pressão baixa, principalmente das mulheres que são bem magras.

Além disso tudo, os benefícios não param. O uso do chá dessa planta é eficaz no tratamento de hemorragias nasais e de cistite, pois ele também possui um efeito diurético. Já os problemas de pele simples, também serão eliminados.

Chá de bolsa-de-pastor é aliado das mulheres

Foto: Reprodução/ internet

Preparando o chá de bolsa-de-pastor

Em casos de hemorragias, o chá dessa planta pode ser bastante benéfico. Para isso, compre as folhas de bolsa-de-pastor em qualquer loja de produtos naturais, mercados e até em feiras livres. Os benefícios são encontrados mais facilmente nas folhas frescas, mas você também pode usar elas secas. Siga os passos a seguir:

Coloque no fogo uma xícara de água e espere ferver. Em um outro recipiente, adicione de duas a três colheres (sobremesa). Em seguida, despeje o líquido fervido por cima das folhas, tampe e deixe descansar por, aproximadamente, 15 minutos. Coe e beba o chá após as três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar).

Precações e cuidados

Estão proibidos de fazer uso do chá da planta, pessoas que possuam pedras nos rins, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Pacientes que sofrem de hipertensão arterial também são aconselhados a não tomarem essa bebida, com risco de ficarem ainda mais doentes.

Entretanto, o uso em qualquer caso deve ser acompanhado por um médico especialista para cada problema apresentado, mesmo que a pessoa em questão não se enquadre em nenhum dos quesitos de risco mencionados anteriormente.

Outra dica importante é ingerir apenas a dosagem indicada, sem exagerar no consumo diário e assim não colocar em risco a sua saúde. Isso porque essa planta pode ser tóxica em excesso.