Chá de bredo: um poderoso antisséptico para o corpo

Por Robson Merieverton em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

O bredo é uma planta da família das Amaranthaceae. Em algumas regiões, a planta pode ser conhecida pelo nome de amaranta. A partir das propriedades que possui, pode ser indicada no tratamento de feridas e também na resolução de outros problemas de saúde.

Isso porque o bredo possui ação adstringente, antisséptico, demulcente. Quanto aos problemas de saúde, sua resolução vem a partir dos efeitos diuréticos, tônico e vulnerário.

A parte mais utilizada na medicina natural são as folhas, que podem ser adicionadas aos preparos na forma fresca ou seca.

cha-de-bredo-um-poderoso-antisseptico-para-o-corpo

Foto: reprodução/site panelinhadafafah

Indicações

Depois de conhecer um pouco mais sobre a planta, chegou a hora de esclarecer em quais situações ela pode ser usada em favor da saúde humana: diarreia, disenteria, menorragia, gengivites, amidalites, corrimento vaginal, ferimento, leucorreia e hemorragia nasal e nos intestinos.

Chá de bredo

Para preparar o chá, você vai precisar de um litro de água e duas colheres de sopa de folhas e flores secas de bredo. Coloque a água para ferver, em seguida, acrescente a erva e espere ferver por cerca de cinco minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe o chá em infusão por cerca de 10 minutos.

Assim que passar o tempo, use uma peneira para coar, separando a erva do líquido. Feito isso, é só ingerir. O recomendado é que o consumo do chá de bredo não ultrapasse as três xícaras diárias.