Chá de bugre para emagrecer e combater inflamações

Por Nayla Georgia em Doenças, Emagrecimento, Saúde

Muito popular por suas propriedades farmacêuticas, a erva bugre ainda é reconhecida por diversos nomes. Café do mato, bugrinho, porangaba, rabugem, chá-de-frade, laranjeira-do-mato, entre outros são alguns dos nomes populares pelos quais a erva bugre é chamada no seu país de origem, o Brasil. Ela é pertencente à família boraginaceae e seus frutos se parecem muito com os do café torrado, inclusive são usados numa bebida substituta do café.

Propriedades e benefícios do chá de bugre

A erva de bugre é muito usada na medicina alternativa por ter muitas propriedades benéficas à saúde. Ela é antidiarreica, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, estimulante, febrífuga e diurética. A erva age em problemas como ácido úrico, afta, artrite, gastrite, inchaço, celulite, pressão alta e má circulação.

Chá de bugre para emagrecer

Por ser uma excelente inibidora do apetite, a erva de bugre é muito usada nas dietas de emagrecimento. Ela deixa quem a consome com aquela sensação de saciedade e isso faz com que as pessoas sintam menos vontade de estar se alimentando sempre. É uma ótima opção para pessoas obesas que têm dificuldade em parar de comer compulsivamente ou diminuir o tamanho do prato.

Consumo do chá

Imagem de mulher bebendo xícara de chá

Foto: Depositphotos

Uso interno

Em um litro de água fervente, adicione duas colheres de sopa da erva bugre e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Passado esse tempo, coe o chá e beba de duas a três xícaras por dia.

Dica: Se o desejo ao tomar o chá de bugre for o emagrecimento, dê preferência a bebê-lo antes das refeições, pois atuará diminuindo o apetite.

Uso externo

Para usar o chá de bugre como compressa para casos de eczema, sarda, herpes, sapinho, picada de insetos ou demais feridas a receita é mais concentrada. Em um copo de água fervente, adicione duas colheres de sopa da erva picada e deixe o líquido abafado para apurar até que esfrie por completo. Aplique a infusão na pele com um algodão embebido do chá e deixe agir naturalmente.

Cuidados

É importante lembrar que, por ser um forte diurético, o chá de bugre deve ser consumido com moderação. Isso porque pode eliminar líquidos demasiadamente e junto a eles, os sais minerais que ainda não foram absorvidos pelo organismo.

Pessoas que têm insônia e sofrem constantemente com estresse, nervosismo e ansiedade precisam tomar esse chá moderadamente, pois é rico em efeitos estimulantes que agravam os sintomas. Já hipertensos e pacientes que sofrem com outros problemas ligados ao coração devem se consultar primeiramente com um médico para saber se há problemas em consumir o chá de bugre, já que ele é um tônico para o coração que pode interagir de forma indesejada com outros medicamentos.