Chá de bupleurum, planta asiática anti-inflamatória

Por Robson Merieverton em Plantas, Saúde

Usada para tratar de problemas de saúde relacionados a gripe, febre, distúrbio do fígado e regularidade do ciclo menstrual, a bupleurum é uma planta muito usada na China e no Japão.

Ela também é conhecida pelo seu gosto amargo, o que funciona como estimulante de apetite e funções digestivas.

A planta é da família das Apiaceae, o que faz com que ela seja também identificada por outros nomes, a exemplo de chai hu, hare’s ear e thorow-wax. Seus fundamentos medicinais estão fixados nas folhas, brotos e raiz. Em alguns casos, a erva pode ser combinada a outras espécies, o que faz ampliar seus ativos de cura.

Chá de bupleurum, planta asiática anti-inflamatória

Foto: reprodução/site wikipedia

Propriedades medicinais

A bupleurum pode ser usada com base nos seus princípios ativos, já que ela possui efeito analgésico, antibacteriano, anti-inflamatório, antimalarial, antiperiódico, antipirético, antiviral, carminativo, diaforético, emenagogo, hemolítico, hepático, peitoral, sedativo.

Sobre as indicações, a planta pode ser consumida para tratar de várias doenças e seus sintomas. Ela favorece a circulação sanguínea, acaba com a febre, dismenorreia, hemorroida, inchaço abdominal, herpes, malária e protege o fígado.

Segundo investigações sobre as propriedades medicinais da bupleurum, foi constatado que ela possui forte ação anti-inflamatória. Sendo assim, seu uso pode prevenir a inflamação no corpo. Especialmente em distúrbios do fígado e dos rins, o tratamento com a planta pode combater a inflamação crônica, toxicidade ou doença autoimune.

Chá de bupleurum

Para preparar o chá de bupleurum, basta colocar 200 ml de água para ferver. Depois, despeje duas colheres de sopa das folhas ou brotos triturados na xícara, em seguida, coloque a água quente. Deixe descansar por cerca de cinco minutos. O próximo passo é usar uma peneira para retirar a erva. Assim, o chá está pronto para ser tomado.

O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse a quantidade de três xícaras.

Contraindicações

Antes e consumir esta ou qualquer outra planta, o médico deverá ser consultado, pois a erva pode trazer consequências drásticas para a saúde, sobretudo porque ela é tóxica. O uso da bupleurum é terminantemente proibido para quem tem enxaquecas graves e conjuntivite.

Dependendo da forma com que o organismo do paciente reaja, a planta pode causar sintomas gastrointestinais, como flatulência, náuseas e vômitos.