Chá de caapeba – Benefícios e propriedades

Por Stefanie Mouret em Emagrecimento, Plantas

Os chás são muito populares por causarem no organismo sensação de relaxamento e bem estar. No entanto, estudos científicos têm comprovado que, além de saborosos e relaxantes, eles possuem diversos benefícios medicinais ao corpo e à saúde, de acordo com a regularidade que forem ingeridos. O chá de caapeba é um exemplo do que estamos falando. Com o nome científico de Pothomorphe peltatal, a planta é popularmente chamada de malvarisco, catajé ou pariparoba. Suas propriedades medicinais o fazem ser frequentemente buscado na internet para compras online e em lojas de produtos naturais.

Caapeba

Foto: Reprodução

Para que serve a caapeba?

Sua propriedade diurética é responsável por fazer a bexiga funcionar melhor, assim a pessoa elimina não apenas a urina, mas também as toxinas e bactérias presentes no organismo. Dessa forma, a caapeba é conhecida principalmente por prevenir e combater infecções urinárias e cistites. Com isso o organismo acaba sendo “limpo”, evitando muitos males futuros. Outro benefício provocado pela propriedade diurética da caapeba é que, com a eliminação de urina, o inchaço corporal diminui, assim ela é uma excelente forma de secar a barriguinha e desinchar o corpo.

A propriedade laxativa encontrada na planta também traz diversos benefícios ao organismo, como aliviar problemas digestivos, dores estomacais, causadas por alimentação incorreta, e ainda auxilia o intestino a trabalhar de forma mais regular e regrada. Com o intestino funcionando corretamente, além de emagrecer, a pessoa ganha mais ânimo e disposição para executar suas atividades diárias. O mesmo pode ser dito de suas propriedades desobstruentes.

A caapeba também conta com propriedades tônicas, responsáveis por estimular o organismo a funcionar bem e fortificá-lo. Se ingerida regularmente, a sensação de cansaço e fraqueza são consideravelmente reduzidas, além de estimular a produção de células e a recuperação de tecidos.

Sua propriedade sudorífica é, como o nome já induz, responsável por provocar a transpiração. Assim como as propriedades laxativas e diuréticas, a sudorífica incentiva o organismo a eliminar de si substâncias tóxicas e bactérias através do suor pela pele.

Por possuir propriedade anti-inflamatória, a caapeba também é muito consumida por atletas e pessoas que praticam atividades físicas com regularidade, já que alivia dores musculares e possíveis inflamações.

Como preparar o chá de caapeba?

Para consumir o chá de caapeba e obter os benefícios acima citados, basta levar ao fogo uma chaleira contendo 750 ml de água e 30 g de caapeba. Deixe ferver por 10 minutos e então desligue o fogo e abafe para que amorne. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, beba uma xícara de chá três vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições principais.

Atenção!

É importante frisar que o consumo de caapeba é contraindicado para gestantes e lactantes. Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais como diarreia, vômitos, náuseas, febre, cólicas, tremores, alergias e dores de cabeça. Caso sinta algum efeito indesejado, interrompa o uso imediatamente e busque orientação médica.