Chá de cajepute para combater as dores reumáticas

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas, Saúde

Originada na Austrália, a Melaleuca leucadendra, nome científico da cajepute, é uma planta conhecida por ser ideal em ornamentações, porém é também uma erva rica em princípios ativos e propriedades medicinais. Diante de sua composição, cajepute tornou-se um remédio natural contra problemas de saúde, desde a dores reumáticas e infecções urinárias.

Propriedades e benefícios desta planta

Tanto os brotos como os frutos e o óleo extraído da cajepute são benéficos ao organismo. Neles são encontradas algumas propriedades capazes de cuidar do corpo e eliminar diversos problemas de saúde, como as ações analgésica, antibacteriana, antiespasmódica, antisséptica, antitérmica, carminativa, estimulante, expectorante, inseticida, tônica.

Chá de cajepute para combater as dores reumáticas

Foto: reprodução/site wikipedia

Assim, esta planta pode ser usada no tratamento de infecções urinárias, de dores nervosas chamadas de nevralgias e no caso de dores reumáticas. Além destas funções, cajepute também elimina os problemas respiratórios, o desânimo e a apatia. Já com relação as picadas de insetos, esta erva age como uma estabilizadora da dor e de possíveis infecções.

Receita e formas de usar o chá de cajepute

Prepare uma infusão com um litro de água fervente e um punhado de folhas desta planta. Depois que a água passar pelo processo de ebulição, despeje-a em um recipiente contendo as folhas.

Tampe e deixe reservado durante 10 minutos. Após o tempo determinado o chá estará pronto para ser utilizado de acordo com a necessidade, por isso pode ser aplicado nos seguintes casos:

  • Inalação: Respire o vapor do chá para melhorar os problemas respiratórios;
  • Aromaterapia: Em forma de massagens nas regiões com dores;
  • Banho: Para melhorar problemas urinários e problemas de pele.

Contraindicações e recomendações gerais

Este chá não deve ser ingerido, devido o seu óleo essencial. Outro cuidado que os consumidores precisam ter é com relação aplicação desta bebida na pele, tendo em vista que o uso pode causar alergias nesta parte do corpo.

Por isso,  mais indicado é passar um pouco do chá em uma parte do corpo e esperar alguns minutos, caso coce, queime ou fique vermelho, retire imediatamente com água corrente. Se nenhum sintoma surgir, pode aplicá-lo onde desejar.

Além disso, assim como os remédios manipulados, o chá de cajepute só deve ser usado sob a recomendação dos médicos.

Por isso, jamais se automedique e procure sempre um profissional de saúde quando sentir que o corpo não está respondendo conforme a normalidade. Isto porque, o Chá Benefícios só apresenta dicas de saúde natural e não indica a substituição da avaliação médica por estes medicamentos.