Chá de calluna – Benefícios e propriedades

Por Débora Silva em Plantas

A calluna, também popularmente conhecida como urze, é uma planta com propriedades antioxidantes e fotoprotetoras, que possui uma longa história de uso na medicina popular e que vem despertando a curiosidade científica, com a realização de estudos relacionados às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Confira a seguir as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pelo chá de calluna:

As propriedades medicinais da calluna

Na composição da calluna estão presentes os flavonoides, como a quercetina ou o kaempferol, que têm ação anti-inflamatória, calmante e antialérgica; e o arbutósido, que possui ação antioxidante e antisséptica, especialmente no tratamento das vias urinárias.

Ademais, esta planta contém taninos que têm ação adstringente e regeneradora dos tecidos.

Os benefícios e as indicações de uso

Chá de calluna - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Devido às propriedades presentes na calluna, o seu chá traz muitos benefícios à nossa saúde, sendo indicado no tratamento de casos de infecções das vias urinárias, hipertensão, dores reumáticas e gota, é suavizante de eczemas, regenerador e fotoprotetor da pele, cálculos da bexiga e rins, alivia os gases intestinais, reduz o aparecimento de manchas da idade, hiperplasia benigna da próstata, protetor dos efeitos dos raios UVB e demais problemas de saúde.

O chá de urze se destaca por auxiliar no tratamento dos problemas nos rins. Os rins são órgãos vitais no organismo humano, com a função de filtrar toxinas, bactérias e outras substâncias maléficas ao nosso organismo, levando-as para que sejam eliminadas através da urina. Os rins podem apresentar problemas, como a perda da capacidade de exercer as suas funções ou problemas que causam muita dor, como “a pedra no rim”. O chá de calluna é bastante diurético e auxilia no tratamento de doenças renais em grau leve.

Como preparar o chá de calluna?

Para preparar o chá de calluna e usufruir de seus benefícios, basta seguir a receita a seguir:

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de flor de calluna;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque 1 litro de água para ferver em uma panela. Após isso, adicione duas colheres de sopa de flor da planta e deixe em infusão por aproximadamente 15 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras deste chá por dia, quente ou frio.

Antes de iniciar qualquer tratamento, inclusive natural, lembre-se da importância de consultar um especialista.