Chá de camomila é calmante e possui outros benefícios

Com certeza você já ouviu falar do chá de camomila, já que esta planta é bem popular nos lares brasileiros, passada de geração pra geração, embora seja mais cultivada na América do Norte. A camomila tem pequenas flores brancas, que se assemelham à margarida; o seu cultivo é anual e sua colheita deve ser realizada antes que ela amadureça totalmente, para manter suas propriedades. Seu chá possui propriedades e benefícios variados, podendo assim, ser utilizado em inúmeros casos e de várias formas.

Chá de camomila é calmante e possui outros benefícios

Foto: Reprodução

Benefícios do chá de camomila

Os benefícios mais conhecidos da camomila são:

  • É fonte de apigenina, uma substância que pode bloquear o crescimento de células cancerosas, impedindo a sua propagação. Essa substância também ajuda as proteínas a corrigir anomalias no RNA (moléculas que transportam informação genética).
  • Seu benefício mais utilizado é o de calmante, já que alivia o estresse. Ele relaxa os nervos e em alguns casos, age como um sedativo.
  • Alivia, além do estresse, indisposições de saúde como gripes e cólicas menstruais.
  • O chá impulsiona o sistema imunológico a combate infecções.
  • Aumenta os níveis urinários de glicina, um aminoácido responsável por aliviar espasmos musculares – isso provavelmente relaxa o útero.
  • Possui tanino, uma substância que funciona como um cicatrizante natural.
  • Tem ácido antêmico, essa substância oleosa e com tonalidade escura que é utilizada para tratar a má circulação, as inflamações gengivais e as incômodas dores de dente.
  • É um protetor térmico da pele.
  • Em compressas sobre os olhos, ajuda a tratar a conjuntivinte.
  • Ajuda a tratar casos de diarreia.

A infusão pode ser utilizada – em menor quantidade – para as cólicas dos bebês ou no período do nascimento dos dentes, ajudando a controlar as emoções das crianças nestas fases. Pode ser, banalmente, utilizada em cabelos para clarear os mesmos, atuando nos pigmentos.

Como fazer e contraindicações

Ele é facilmente preparado por infusão. Use 2 ou 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara, colocando água quente em seguida e deixando em infusão por 3 minutos. Coe e adicione mel ou sumo de limão, se preferir, pois eles ajudam a ajustar o sabor.

Quanto às contraindicações: as gestantes não devem tomar o chá, pois ele pode causar danos ao feto, chegando até ao aborto; pessoas que utilizam remédios para tratamento de trombose não devem tomá-lo porque ele aumenta o risco de hemorragia.