Chá de camomila para ansiedade

Por Natália Petrin em Doenças

Ansiedade é um estado emocional resultante do estresse, cansaço, irritabilidade, estilo de vida entre muitos outros fatores. Ela pode causar problemas em relacionamentos amorosos, entre familiares e amigos, além de trazer problemas nos estudos, trabalho e até mesmo para a saúde, pois como resposta muitas pessoas passam a comer mais, ou até mesmo param de comer, chegando à obesidade, falta de nutrientes, problemas do estômago entre diversos outros problemas.

Os sintomas

Os principais sintomas que acometem quem sofre com ansiedade, são as preocupações, tensões, medos exagerados que impedem que a pessoa relaxe, sensação contínua de que algo ruim vai acontecer, preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho, medo extremo de algum objeto ou situação em particular, medo exagerado de ser humilhado publicamente, falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes que se repetem independentemente da vontade, pavor depois de uma situação muito difícil, entre outros.

Dicas para acabar com a ansiedade

  • Pratique exercícios, pois isso ajuda a liberar a endorfina, uma substância relacionada com o bem estar que muda não apenas o corpo, mas também a mente. Com isso, somado ou não aos medicamentos, você poderá controlar a ansiedade.
  • Melhore sua alimentação, pois a ingestão de alimentos de difícil digestão pode proporcionar mau humor. Se alimentar bem é essencial, pois a ansiedade para algumas pessoas tira a fome, trazendo falta de nutrientes, ou ainda aumenta a vontade de comer, tornando a alimentação exagerada presente em sua vida, normalmente composta de junk food e doces.
  • Dormir bem é outra maneira de reduzir a ansiedade, e isso será conseqüência da prática de exercícios e da boa alimentação. Se mesmo assim você ainda tiver dificuldades para dormir, experimente técnicas de yoga ou exercícios de respiração. Tomar um copo de leite antes de deitar pode ajudar a trazer o sono e a melhorar sua qualidade.
  • Melhore sua respiração, sempre puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca. Experimente fazer exercícios de respiração durante uns 10 minutos do seu dia. Outra técnica que você pode usar para relaxar é deitar com os joelhos flexionados e a palma do pé no chão. Inspire devagar e conte até 5, soltando o ar lentamente. Isso ajudará a manter a sua mente livre de problemas.

O chá de camomila

Chá de camomila para ansiedade

Foto: Reprodução

O chá de camomila é um calmante natural, e com a associação de outros ingredientes, pode ajudar a controlar ainda a vontade de comer que normalmente acompanha a ansiedade. Abaixo, iremos ensinar o preparo de um chá de camomila que pode ajudar quem sofre com os sintomas da ansiedade e vontade de comer.

Chá de camomila com maçã

Para preparar esse chá, use 1 maçã pequena, 1 sache de chá de camomila e 400 ml de água. Em um recipiente, corte a maçã em pedaços com a casca, e adicione a água. Leve ao fogo e aguarde alcançar fervura, deixando por mais aproximadamente 15 minutos ao fogo. Em seguida, desligue e adicione o sache, deixando por mais 5 minutos. Retire o sache e a maçã e consuma em seguida.

O consumo é indicado em uma quantidade de até quatro xícaras ao dia, totalizando aproximadamente 600 ml. Consuma ao longo do dia, pois dessa forma manterá a ansiedade sob controle durante toda a sua extensão.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações para o chá de camomila com maçã.