Chá de capim-limão, um excelente emagrecedor

Por Natália Petrin em Emagrecimento, Plantas

Também conhecida como erva-príncipe, esta planta medicinal tem odor semelhante ao do limão quando tem suas folhas cortadas. Assim como muitas outras ervas, esta pode ser usada para o tratamento de muitas doenças e pode ser encontrada fresca, seca ou embalada em sachê, podendo ser usada das três formas. O capim-limão contém princípios que aceleram o metabolismo, auxiliando na eliminação das reservas de gordura dificultando sua assimilação pelo organismo. Além disso, combate o inchaço agindo como diurético. A bebida, associada à uma dieta controlada, ajuda a eliminar até 3kg em apenas uma semana e até 12kg em um mês.

Capim-limão

Foto: Reprodução

Com propriedades calmantes, antibactericidas, diuréticas, desinfetantes e antidepressivas, é ainda um excelente repelente de insetos por conter o óleo essencial de citronela. A planta pode ser indicada em casos de cólicas menstruais ou intestinais, e também para casos de nervosismo e intranquilidade.

Como preparar o chá?

Para o preparo do chá, leve um litro de água ao fogo, e desligue assim que chegar ao ponto de fervura. Com o fogo já desligado, coloque uma colher de sopa de capim-limão, ou quatro sachês da erva. Abafe por dez minutos, coe e beba quente ou frio. Para o emagrecimento, o ideal é consumir meia hora antes de cada uma das três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e janta. Assim que preparada, a bebida deve ser consumida no mesmo dia, uma vez que quando congelada, perde seus princípios ativos.

Contraindicações

Gestantes, lactantes e pessoas com gastrite não deve associar dietas ao uso do chá com o intuito de acelerar o emagrecimento.

Se for usada externamente, pode queimar a pele. Quando usada em forma de compressa, mergulhando o pano no chá e em seguida aplicando na região dolorida do corpo, deve-se lavar a pele antes de ir ao sol. Ela pode inclusive causar desmaio e pressão baixa.