Chá de caqui para tratar constipação intestinal

Por Robson Merieverton em Degustação, Frutas

Com origem no continente asiático, mais precisamente na China e Japão, o caquizeiro é uma árvore bem apreciada, seja pelo seu fruto ou pelas propriedades medicinais que outras partes da planta pode trazer, assim como a casca do tronco, folha e cálice do fruto, além do fruto.

A planta pertence à família das Ebenaceae. Ela possui folhas caducas, alternas e ovais. As flores são levemente amareladas, já os frutos taninosos ou não taninosos, têm formatos e cores variados, de acordo com o cultivo.

Os mais comuns são aqueles nas cores amarela e vermelha. Em relação ao fruto, esse possui polpa mole, doce e de sabor agradável, quando maduro.

Propriedades medicinais

Chá de caqui para tratar constipação intestinal

Foto: depositphotos

A partir das partes utilizadas da planta, podem ser extraídos vitaminas do complexo A, taninos, açúcares, pectinas, proteínas, sais minerais e lipídeos. Por isso ela pode ser usada para tratar de muitos problemas de saúde, entre eles, catarro da bexiga, constipação intestinal, febre, fígado, estômago, tuberculose e problemas nas vias respiratórias.

Chá de caqui

Para preparar o chá de caqui, basta separar 200 ml água e um punhado de folhas secas. Coloque a água no fogo para ferver, em seguida acrescente as folhas da planta. Deixe ferver por cinco minutos, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos. A indicação é que o consumo não ultrapasse três xícaras diárias.