Chá de caralluma – Benefícios e Emagrecimento

Por Stefanie Mouret em Emagrecimento, Plantas
Caralluma

Foto: Reprodução

A cada ano que passa aumenta o número de academias no Brasil, e também a porcentagem da população que se encontra acima do peso. O número de academias não cresceu pela quantidade saudável da população, e sim pela necessidade que boa parte dela tem de tornar-se saudável. Com a busca por um estilo de vida confortável, as pessoas gastam diversas horas entre trabalho e estudo, algumas poucas horas para o sono e escassos minutos para alimentar-se. Assim, comer um fast food, alimentos enlatados ou pré-cozidos acaba sendo muito mais prático do que preparar uma refeição saudável e consumi-la de modo adequado. É preciso ter consciência de que uma boa alimentação é a base de tudo! Mas para quem já se encontra acima do peso, os produtos naturais são excelentes opções, especialmente a caralluma, se o desejo for mudar de dieta e emagrecer de forma rápida e saudável.

Benefícios da planta que emagrece

Com o nome científico de Caralluma fimbriata, a planta medicinal é conhecida ainda como karallamu e shindala makadi. A caralluma é uma substância extraída do cacto e já teve seus benefícios comprovados cientificamente na Índia, onde é consumida há séculos para dar disposição e saciar a fome. Está se tornando popular no Brasil justamente por ter um mecanismo que consiste em bloquear a produção de gordura e inibir o apetite, tratando assim a obesidade e a compulsão alimentar. Com o bloqueio da produção de gordura, o corpo ainda é obrigado a queimar as já existentes, forçando o emagrecimento. Segundo nutricionistas é possível emagrecer até 3 kg por semana consumindo a caralluma em conjunto com uma dieta adequada e balanceada.

Atenção redobrada para o consumo!

A caralluma deve ser consumida com cautela por diabéticos. Embora seja um tratamento natural, ela não deixa de ser medicinal, e por isto necessita de acompanhamento e orientações médicas. Inclusive, a caralluma só é encontrada em farmácias de manipulação, e vendida apenas mediante receita de um fitoterapeuta, nutrólogo ou endocrinologista.

Diariamente consuma até 30 mg em cápsulas uma hora antes do almoço ou jantar. Pessoas com estômagos sensíveis, que sofrem de úlcera ou gastrite podem ter irritações estomacais. Consuma bastante água durante o tratamento com a caralluma para evitar a retenção de líquidos e lembre-se: ela é poderosa, mas não é milagrosa. Sem uma dieta adequada o tratamento não fará o efeito desejado. Se tiver força de vontade e alguns minutos diários livres, vale a pena investir numa caminhada matinal, que posteriormente pode evoluir para uma corridinha com o cachorro, ou até mesmo aquela matrícula na academia que você está se prometendo há meses.