Chá de cardamomo para problemas digestivos

Por Ana Ligia em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

O chá de cardamomo é usado como tratamento alternativo há séculos, fazendo parte das farmacopeias chinesa, indiana, vietnamita e coreana.

A bebida pode ser usada para diversos tratamentos, mas a principal especialidade do chá de cardamomo é aliviar desconfortos no tubo digestivo alto, como por exemplo, gases, problemas digestivos, dilatação no abdômen, entre outros. O cardamomo possui propriedades que combatem espasmos e gases e ainda estimulam o apetite e a salivação.

Benefícios e Propriedades do chá de Cardamomo

cha-de-cardamomo-para-problemas-digestivos

Foto: depositphotos

O óleo extraído da planta aquece levemente e serve como um excelente analgésico, ajudando a aliviar dores como cólicas e gases. Ele também pode ser usado para suavizar sensações de enjoo ou de má digestão.

Essa ação quente também é considerada um leve antisséptico, sendo um ótima forma de aliviar e tratar problemas na garganta, doenças respiratórias como asma e bronquite e até mesmo aliviar dores no peito.

O chá de cardamomo também tem fama de ser um ótimo estimulante sexual, principalmente para o público masculino.

Efeitos Colaterais

Caso o chá seja consumido em grandes dosagens, pode haver alguns efeitos colaterais, como enjoos e vômitos.

Contraindicação

Crianças, idosos e pessoas com um estômago muito sensível devem procurar um especialista antes de tomar o chá de cardamomo. Caso mesmo depois da ingestão do chá os sintomas continuem, procure a ajuda de um profissional da área.