Chá de carqueja para má digestão

Por Natália Petrin em Doenças

A má digestão pode trazer muitos incômodos para o dia a dia devido aos seus sintomas. Alguns hábitos alimentares são essenciais para garantir um bom funcionamento do sistema digestivo, como fazer refeições leves, mastigar bem a comida, comer devagar, entre muitas outras coisas. No entanto, em alguns casos, mesmo com esses cuidados a má digestão aparece. Quem apresenta problemas constantes desse tipo, pode fazer uso de medicamentos naturais para tratar, como a erva carqueja.

Sintomas

Conforme já foi explicado, a má digestão pode ser causada pela má alimentação e, além disso, pode ser ocasionada pelo consumo excessivo de líquidos durante as refeições e pelo abuso no consumo de alimentos gordurosos e frituras. Como consequência, ela causa sensação de estômago cheio, enjoos, eructações (arrotos), vômitos, sonolência após as refeições e dores abdominais.

Chá de carqueja para má digestão

Foto: Reprodução

Carqueja

Planta brasileira que acelera o processo diurético, a carqueja tem como um de seus benefícios a redução do peso corporal e, além disso, é uma excelente aliada para as mulheres que tem problemas com retenção de líquidos, principalmente em período menstrual. Seu chá pode ser usado para aliviar os sintomas da má digestão além de curar, caso não esteja relacionada com a má alimentação e a ingestão rápida demais dos alimentos.

Apesar de ter sabor amargo, a carqueja é excelente quando usada para melhorar a saúde, pois possui propriedades antitérmicas e abaixa o nível de glicose no sangue. Pode ajudar ainda, diretamente, em casos de problemas gástricos, febre, problemas intestinais e das vias urinárias, no fortalecimento do estômago, redução e eliminação de obstruções do fígado e da vesícula biliar, além de atuar purificando o sangue.

Ajuda ainda a aliviar os sintomas da gripe, reduz o colesterol, combate à hipertensão, controla o diabetes, combate azia, afta, amigdalite, asma, bronquite asmática, enfermidades do pâncreas, baço e rins, entre muitos outros benefícios.

Chá de carqueja

Para preparar o chá, use a proporção de 20 g de carqueja para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Em seguida, adicione a carqueja e aguarde alcançar fervura. Quando começar a ferver, deixe no fogo por mais, aproximadamente, trinta minutos. Em seguida desligue o fogo e coe. A dose indicada de consumo é de quatro ou cinco xícaras de chá de carqueja ao dia.

Contraindicações

O consumo do chá de carqueja é contraindicado para pacientes gestantes, pois pode atuar como um estimulante uterino. Além disso, pacientes que sofram de pressão baixa – hipotensão – ou que sofram de hipoglicemia não devem consumir a carqueja. Diabéticos que estiverem fazendo uso dessa planta devem controlar rigorosamente os níveis de glicemia, pois precisam avaliar as quedas a fim de não causar uma baixa muito significativa provocando hipoglicemia.