Chá de carvalho – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

Também conhecida como carvalho-vermelho ou carvalho alvarinho, o carvalho é uma árvore grande que pode chegar aos 25 metros de altura. Originário da Eurásia, esta planta adapta-se muito bem aos climas úmidos e também é resistente ao frio. Pertencente à família Fagaceae, o carvalho tem preferência por terrenos argilosos, frescos, úmidos e ricos em nutrientes, e pode ser facilmente encontrado na Europa, e com menos frequência ao Noroeste da Rússia e norte da África. A casca, parte utilizada para fins medicinais, possui propriedades curativas e popularmente usadas na forma de chá e mistura para gargarejo.

Chá de carvalho - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Aplicações e benefícios

Com suas cascas pode ser feito um chá que é eficaz como depurativo, cicatrizante de úlceras, combatente da diabetes, hemorragias, anemia, enfermidades do fígado e diarreia. Rica em taninos, a casca do carvalho possui propriedades adstringentes e anti-inflamatórias e é um excelente estimulante para a digestão.  Além disso, pode-se usar o chá para gargarejos, aplicação eficaz contra estomatite, faringite e gengivas inflamadas. A solução também pode ser aplicada com cotonetes nas narinas para parar o corrimento nasal, e o banho de assento combate as hemorroidas, eczema e infecções vaginais ou anais. Outra aplicação, feita com as cascas em pó, é nos pés, para evitar o suor e o cheiro desagradável.

O preparo do chá de carvalho

O chá de carvalho deve ser preparado com a proporção de duas colheres de sopa das cascas para cada 0,5 L de água. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Em seguida, adicione as cascas e deixe cozinhar até ferver. Quando a mistura alcançar fervura, marque 15 minutos e, após esse período, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos, em seguida coe e consuma. A medida indicada é de duas a três xícaras ao dia.

Para gargarejo, use a proporção de três colheres de sopa de casca de carvalho para cada duas xícaras de água. Coloque a água e as cascas em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos e então coe. O gargarejo deve ser feito de três a quatro vezes ao dia.

O banho de assento é preparado com a proporção de três colheres de sopa de casca de carvalho para meio litro de água. Ferva a casca por aproximadamente 15 minutos e coe em seguida. Coloque a mistura em um recipiente em que você consiga se sentar, e permaneça nela por cerca de dez minutos. O tratamento deve ser feito todos os dias, de manhã e de noite.

Recomendações

É importante que sejam respeitadas as indicações de uso, inclusive da quantidade diária. O consumo excessivo do chá pode ocasionar mal-estar gástrico.