Chá de casca de laranja – Propriedades e receita

A laranja é uma das frutas prediletas dos brasileiros, repleta de vitamina C, mas também cálcio, betacaroteno e potássio. É muito comum o hábito de comer uma laranja e jogar sua casca fora, porém essa casca que descartamos é riquíssima em propriedades medicinais. Desse modo, aproveitar a casca da laranja ao invés de descarta-la é uma ótima opção para aproveitar diversos benefícios que ela pode trazer.

Benefícios e propriedades da casca da laranja

Chá de casca de laranja - Propriedades e receita

Foto: Reprodução

  • Ajuda no processo de digestão por ser composta de grande quantidade de fitonutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório), além de aliviar sintomas de azia, flatulência, diarreia, entre outros.
  • Fortalece osistema imunológico por ser rica em vitaminas dos tipos A e C, ambas de caráter extremamente antioxidante.
  • Ajuda na diminuição dos níveis de colesterol, pois contém substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas.
  • Proteje a pele dos raios ultravioletas, devido à presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural bastante eficaz. 

Serenzo

Estudos feitos na França com a casca da laranja revelaram um alto nível de concentração de polifenóis, um antioxidante de muita importância que traz dentre seus benefícios a redução do estresse. Nessa pesquisa, foram usadas vinte pessoas consideravelmente estressadas que tomaram quinhentos mililitros de Serenzo (substância manipulada a partir da casca da laranja doce).

Na experiência, três horas após a ingestão da substância os pacientes responderam a algumas perguntas, onde afirmaram estarem mais dispostas a fazer atividade física espontaneamente, além de se sentirem com menos sinais de dores e menos nervosos (o estresse foi reduzido em 67% e a dor diminuída em 50%).

Os cientistas que realizaram tal pesquisa, também alegaram que além do resultado descrito, as pessoas que participaram da experiência tiveram seu senso de curiosidade aumentado em 144%. Assim, esses nutrientes presentes na casca da laranja contribuem para combater sinais de depressão e inclusive é recomendado para pessoas que estiverem acima do peso e que sintam compulsão por comida.

Essa substância é dada em forma de pílula, que deve ser tomada num determinado horário do dia ou em momentos de nervosismo. O Serenzo, no entanto, é encontrado apenas em farmácias de manipulação, onde poderá ser obtido somente a partir de receitas médicas.

Chá de casca de laranja

Quer obter todos os benefícios descritos acima? Então faça o chá das cascas de laranja. É muito fácil e rápido!

Ingredientes:

- 6 laranjas

- 2 litros de água

Modo de fazer:

  1. Descascar as laranjas e reservas as cascas;
  2. Colocar a água junto às cascas da laranja para ferver;
  3. Deixar fervendo por mais ou menos 30 minutos;
  4. Coar o chá e estará pronto para consumo.