Chá de cáscara sagrada – Para que serve?

A Rhamnus purshiana, mais conhecida como cáscara sagrada ou ainda podendo ser chamada de casca sagrada, casca de chitten e espinheiro, é uma planta americana nativa de região do Oregon nos Estados Unidos. Bastante conhecida por sua propriedade depurativa, costuma ser utilizada em todo o mundo como laxante, sendo famosa no combate à constipação intestinal.

Chá de cáscara sagrada - Para que serve?

Foto: Reprodução

É também muito eficaz na limpeza do cólon, sua aplicação é garantida por anos e anos de experiências das populações nativas em seus devidos locais de origem. Mas o que faz da cáscara sagrada uma planta particular e especial é que ela não deixa o organismo ficar habituado. De forma que a pessoa pode utilizá-la uma vez ou outra, aleatoriamente, de acordo com sua necessidade, sem precisar aumentar gradativamente a dosagem consumida.

A planta também possui outro aspecto positivo em seu uso como laxante, o fato de ela não provocar efeitos colaterais, o que costuma ser comum em medicamentos fitoterápicos, principalmente nos que são indicados para essa finalidade. Ela age estimulando a ação peristáltica do cólon, assim, favorece a produção de secreções digestivas em diversas partes do aparelho digestório, ajudando também na dissolução dos cálculos biliares.

Para que serve?

  • colecistite crônica;
  • constipação crônica;
  • discinesia biliar;
  • litíase biliar;
  • meteorismo intestinal;
  • diabetes;
  • ajuda no fluxo menstrual;
  • infecção no baço;
  • retenção de líquidos (tem poder diurético);
  • hemorroidas.

Atenção

Há muita gente que costuma comparar a cáscara sagrada à sene, porém, as duas são bem distintas, apesar de promover efeitos semelhantes. Desse modo, o chá de sene nunca deve ser utilizado em combinação com o chá de cáscara sagrada.

Não se recomenda o uso da cáscara sagrada em casos onde a pessoa já sofre com quadros de dores abdominais, obstrução intestinal, vômitos, desidratação grave, doenças como apendicite e outras de inflamação do cólon. O uso da planta também deve ser evitado em crianças menores de 10 anos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Chá de cáscara sagrada

Ingredientes:

– Uma colher de sopa de folhas de cáscara sagrada

– Um litro de água

Modo de fazer:

  1. Primeiramente, lavar bem as cascas;
  2. Colocar a água no fogo para ferver;
  3. Adicionar as folhas à água e deixar fervendo por cinco minutos;
  4. Após esfriar; coar e estará pronta para uso;
  5. Se preferir, armazenar na geladeira.